Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
REGIONAL CENTRO-OESTE
Regional Centro-Oeste define Agenda de Luta e Elege nova Coordenação Regional (2020-2022)
WhatsApp

31 de Janeiro de 2020


Comunicação CONTAG- César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
regional centro-oeste

A Regional Centro-Oeste realizou nos dias 29 e 30 de janeiro, em Brasília/DF, o seu Encontro Regional, tendo como pauta: Avaliação do Mandato regional, Planejamento das ações e Eleição da Coordenação (2020-2022).

ENCAMINHAMENTOS DO PLANEJAMENTO

4º Festival Nacional da Juventude Rural

Como resultado do debate, a regional Centro-Oeste se comprometeu em mobilizar a participação da juventude e organizar as delegações dos estados para participarem do 4º Festival da Juventude Rural, que acontecerá de 5 a 7 de maio de 2020, em Brasília/DF, tendo como lema “Juventude Rural a hora é agora!”.

3ª Plenária Nacional da Terceira Idade

Participar da 3ª Plenária Nacional de Trabalhadores(as) Rurais da Terceira Idade e Idosos(as), com delegações compostas por 20% de jovens. A 3ª Plenária será realizada de 17 a 19 de novembro de 2020, em Luziânia/GO, com o tema “Semeando Direitos, Cultivando Esperança".

Eleições 2020

Incentivar a eleição de candidaturas municipais orgânicas e/ou apoiadas pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) comprometidas com o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS); e elaborar uma “agenda comum” para a região que oriente a ação dos(as) candidatos(as) do Movimento Sindical; etc.

Políticas para Agricultura Familiar

Reafirmar o conceito da Agricultura Familiar e lutar pela manutenção das suas Políticas Públicas para: PRONAF, PNAE, Habitação Rural, PAA, entre outras.

Divulgação das ações da Regional

Intensificar a divulgação das ações do Movimento Sindical da Regional Centro Oeste e dar visibilidade à produção da agricultura familiar e sobre o associativismo e cooperativismo.

13º CNTTR

Articular os(as) delegados(as) no 13º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR) a partir da importância política que a região Centro-Oeste tem para o desenvolvimento do país, entre outros encaminhamentos.

Formação

Intensificar o processo de formação de novas lideranças; Articular, orientar e acompanhar as lideranças que vão participar da ENFOC; Motivar criação dos Grupos de Estudo Sindical (GES); etc.

ELEIÇÃO DA COORDENAÇÃO REGIONAL (2020-2022)

No último dia da reunião (30) foi eleita a Coordenação regional Centro-Oeste (2020-2022), ficando composta pelos titulares: Nilton José de Macêdo (MT) (coordenador), Alair Luiz dos Santos (GO), Paola Dourado Neves (MS) e Ariany Alves Sobrinho (DF). E na suplência: Marilza Reis Moraes (MT), Dalila dos Santos (GO), Ramiro Moisés (MS) e Ademilson Ribeiro (DF).

“Renovamos o compromisso de mesmo diante desse cenário político adverso, defendermos as políticas da agricultura familiar através do Festival da Juventude Rural, da 3ª Plenária Nacional da Terceira Idade, da agenda da Década da Agricultura Familiar e em outros espaços. Também queremos mostrar que o Centro-Oeste não é só agronegócio como muitos dizem, mas uma região com forte produção hortifrutigranjeiro da agricultura familiar, e que prima pela preservação ambiental do Cerrado, da Amazônia e do Pantanal”, ressalta o coordenador reeleito, Nilton Macêdo.

Em nome da Diretoria da CONTAG, estiveram presentes no Encontro da Regional Centro-Oeste, o presidente Aristides Santos, a secretária Geral, Thaisa Daiane e o secretário de Política Agrária, Elias D’Angelo Borges.

“Foi um importante momento de discussão sobre o papel da regional no Sistema CONTAG, onde ficou claro no debate que o Centro-Oeste tem sido fundamental nas nossas mobilizações e na defesa dos interesses dos agricultores(as) familiares. Aproveito para desejar a nova coordenação eleita, um excelente trabalho na regional e em favor de todos os agricultores e agricultoras familiares do Brasil”, pontua o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

“O encontro atingiu os objetivos e possibilitou uma boa discussão na construção do plano de ação da regional para 2020. Outro momento importante foi a renovação da regional cumprindo a paridade, a cota de jovens e a participação da terceira idade. Estamos com boas perspectivas para implementar as ações aprovadas durante o encontro”, afirma a secretária Geral da CONTAG, Thaisa Daiane.

“Foi um debate muito rico, envolvendo todos os temas da luta dos trabalhadores(as) rurais no Brasil e especialmente na região. Tiramos um planejamento conjunto com várias ações conjuntas para as Federações do Centro-Oeste. Entendo que começamos 2020 com o 'pé direito', onde nós temos condições de fazer um trabalho envolvendo a nossa participação nas ações estratégicas do Sistema CONTAG, e na Feita Agro Centro-Oeste que realizada, que aconece em Goiás, todos os anos. Um debate muito rico!”, disse o secretário de Política Agrária da CONTAG, Elias D’Angelo Borges.

FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico