Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
NORTE E NORDESTE
Regionais elegem novas coordenações
WhatsApp

02 de Julho de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
norte e nordeste

Encerraram hoje as reuniões das regionais Norte e Nordeste, momento onde representantes das FETAGs de ambas as regiões se encontram para debater e tomar encaminhamentos para a luta nos estados nortistas e nordestinos. Região Norte Em Macapá, no Amapá, os dirigentes das sete federações do Norte, da coordenação regional e os diretores da CONTAG, Alessandra Lunas e Willian Clementino, reuniram-se para uma análise coletiva e um grande debate sobre a atual conjuntura da região e os desafios que demandam ações do MSTTR, abordando o modelo de desenvolvimento que o Norte precisa. Um dos pontos centrais da reunião foi o de reforçar a importância da união e solidariedade entre as FETAGs. Através de um intercâmbio cultural, cada estado pode dividir sua realidade e dificuldades. Dentre os desafios mais comuns da região estão a comunicação, o deslocamento entre os municípios, os projetos políticos e políticas públicas que não conseguem chegar até os trabalhadores e trabalhadoras rurais, o combate à violência e a realização da reforma agrária, além dos problemas com a saúde e educação no campo. A reunião contou com a visita do presidente do INCRA, Carlos Guedes, para uma conversa sobre a situação das famílias que esperam por terras e os problemas de violência, questões muito sérias que precisam de solução emergencial. Para esse momento, foram convidados representantes dos assentamentos, que levaram suas demandas. Carlos Guedes deu algumas respostas sobre o Crédito Instalação. Segundo o presidente do INCRA, já está sendo articulado com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil a execução do Minha Casa Minha Vida voltado aos assentamentos, além de outros encaminhamentos trabalhados pelo Instituto. Guedes também propôs um Grupo de Trabalho composto pelo INCRA Nacional e as FETAGs do Norte para acompanhamento das políticas executadas na região e construção de uma proposta das ações de infraestrutura a serem incluídas no PAC 3. Ao final do encontro, houve a eleição da nova coordenação regional, onde foram eleitos Carlos Augusto Santos, para coordenador, representando o estado do Pará, e Izete Rodrigues, do estado do Amazonas, e Noenes de Souza, do Amapá. “A reunião foi muito importante, pois conseguimos fazer todos os encaminhamentos que nos propomos e ainda recebemos a visita do presidente do INCRA Nacional, que fez proposições interessantes para a política de reforma agrária na Amazônia. Nossa eleição também foi muito tranquila”, avaliou o então coordenador da regional Norte, Luís Carlos Gomes de Lima.

Região Nordeste Realizado em Recife, Pernambuco, o encontro regional eleitoral nordeste contou com a presença de dirigentes das nove federações, a atual coordenação regional e os diretores da CONTAG, Aristides Santos, David Wylkerson, Lúcia Moura, Mazé Morais e José Wilson. Na pauta de discussões da reunião estavam a apresentação do relatório da atual gestão regional, as estratégias para a nova gestão e o planejamento da regional a partir dos desafios traçados. A gama de desafios conta, entre outros tópicos, com o projeto de convivência com o semiárido, a utilização de fontes de energia alternativas, a organização sindical da região, a consolidação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), a reforma agrária e a integração de determinadas secretarias para o desenvolvimento destes trabalhos. No segundo momento da reunião foi feita a eleição da nova coordenação regional Nordeste, onde houve consenso entre os estados para a composição da nova coordenação, que agora conta com Elenice Anastácio como coordenadora, representando o estado do Rio Grande do Norte, e as suplentes Rosalina Rodrigues, pelo Piauí, Rilda Alves, por Alagoas, Adriana Nascimento, por Pernambuco, e Antônio Almeida, por Sergipe. “Nossa reunião regional teve um resultado muito positivo, com bons encaminhamentos e uma eleição muito tranquila”, avaliou a então coordenadora regional Nordeste Ângela Maria.

FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico