Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MEIO AMBIENTE
Região Sudeste discute a questão hídrica e cobranças abusivas pelo uso da água pela agricultura familiar
WhatsApp

08 de Novembro de 2017


Léia Oliveira
TEMAS RELACIONADOS:
meio ambiente

Os conflitos por água tem se acirrado, assim como os conflitos pela terra, e trata-se de uma questão de soberania nacional. Só em 2016 foram registrados 172 conflitos, com dois casos de assassinatos, envolvendo 44 mil pessoas. Os conflitos são causados pelas hidrelétricas e mineradoras contra ribeirinhos, agricultores(as) familiares, quilombolas, como vem acontecendo na bacia do rio doce em Minas Gerais. O estado mineiro é o campeão em conflitos pela água. Seguido pelo Pará e Bahia, consecutivamente.

Para debater sobre as questões hídricas, a CONTAG promoveu um Seminário com a Região Sudeste, nesta quarta-feira (08), que contou com um bom número de participantes dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, em Serra/ES.

Para o presidente da FETAES, Julio Cezar Mendel, é de extrema importância discutir a questão da água com a Regional Sudeste. “Essa é uma problemática que os quatro estados estão enfrentando. Não aceitaremos essa cobrança abusiva de uso da água contra a agricultura familiar”.

Essa questão da cobrança também é denunciada e criticada pela secretária de Formação e Organização Sindical da FETAES, Augusta Búffolo. “É inadmissível a agricultura familiar pagar valores exorbitantes pela água. A agricultura familiar não aceitará pagar por isso. É ato imoral, é ilegal!”.

Já a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros, destaca que esse debate partiu de uma demanda forte apresentada pela Regional Sudeste, e que também está sendo discutida nas outras regiões do País. “A agricultura familiar é guardiã da natureza, da preservação das nascentes. Portanto, precisamos fortalecer esse diálogo”.

O secretário de Agricultura de Santa Maria de Jetibá/ES e diretor do STTR, Egnaldo Andreatta, participou do seminário e relatou que em seu município a população está fazendo campanha e abaixo-assinado para que a agricultura familiar não seja obrigada a pagar conta exorbitante da cobrança de água. “O Sindicato precisa estar atento às lutas pela água, pois sem água não há agricultura familiar”, defende.

Durante o debate, muitas lideranças fizeram intervenções. Uma delas, Merci Pereira Fardin explicou: “Em que se consiste a Gestão integrada da água: crise hídrica e consumo racional para os trabalhadores do campo e da cidade”. Também destacaram o papel da Amazônia na regulação da água, ainda mais com o avanço das mudanças climáticas.



A LUTA PELA ÁGUA

A discussão contou, ainda, com a contribuição da coordenadora do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), que fez uma profunda reflexão sobre a questão hídrica, a importância da água e da luta por este bem.

O QUE É O FAMA? Para entender o Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA) faz- se necessário compreender primeiro o Fórum Mundial da Água (FMA), que é também denominado como o Fórum das corporações. O 8º Fórum Mundial (das Corporações) acontecerá em Brasília, dos dias 18 a 23 de março de 2018. Esse evento, como vem sendo divulgado, reunirá os principais especialistas, gestores e organismos envolvidos na gestão e preservação dos recursos hídricos do planeta, envolvendo cerca de 70 países.

O FMA terá todo o apoio do governo local e do governo federal. Estima-se reunir em torno de 30 mil pessoas. O Fórum e o Conselho Mundial da Água são vinculados a organizações privadas, em especial as grandes corporações multinacionais, que tem como meta impulsionar a mercantilização da água; a intensificação das práticas de transposição de bacias hidrográficas privilegiando o atendimento das demandas por água a qualquer preço em detrimento da sua gestão; a construção de barragens para os mais variados fins afetando de forma significativa populações ribeirinhas sem considerar impactos sociais e culturais; a apropriação e controle dos aquíferos subterrâneos; entre outros.

Avalia-se pelas entidades que compõem a coordenação do FAMA que o evento do FMA será um grande mercado de água, com a presença de grandes empresas como a Coca-Cola, a BUNG etc.; os interesses destas empresas são de apropriação das reservas de água para gerar lucros extraordinários. Esta prática impõe fortes impactos financeiros e restrições de acesso à população de todo o mundo, afetando, sobretudo os mais pobres.

Já o Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA) é resultado de um processo de construção coletiva com diversas entidades, entre movimentos sociais urbanos e do campo, de luta ambiental – tanto no âmbito nacional como internacional. Esse Fórum se realiza em contraposição ao Fórum Mundial da Água. A programação alternativa do FAMA será em março de 2018, com o tema Água é direito, não mercadoria. Deverá reunir 5 mil pessoas.

O objetivo do FAMA é questionar a privatização da água, do saneamento básico, dos recursos naturais e a exploração deles por grandes empresas. Pela garantia da soberania nacional, dos direitos humanos e preservação do planeta.

Os principais desafios do FAMA são: 1. Criar comitês estaduais permanentes, propositivos e não só para a discussão pontual do Fórum no ano que vem, mas que seja um esforço coletivo que será levado a frente posteriormente ao FAMA. 2. Fazer um grande evento de massas paralelo ao fórum das corporações. Para isso é fundamental a participação do nosso campo de articulação que debate o tema da água. 3. Mobilizar a sociedade para defender a água como bem público que não deve estar sob o controle de meia dúzia de empresas. 4. Incluir nas discussões representações quilombolas e indígenas. 5. Concretizar as relações e integração internacional com o FAMA – contato com a Europa, América, etc.

RESULTADOS DO DEBATE

O debate também teve continuidade em grupos, que discutiram temas como “Agricultura Familiar produtora de alimentos e guardiã da natureza” e “Agricultores e agricultoras familiares comprando água mineral, pois as águas estão contaminadas por agrotóxico”.

Dessa discussão em grupos saíram vários encaminhamentos. Entre eles:

- A CONTAG precisa passar informações atualizadas para as Federações sobre o FAMA– com maior detalhamento sobre o assunto;

- Efetivar a participação da Regional Sudeste no FAMA;

- Multiplicação do FAMA nos estados e municípios;

- Para combater a cobrança de uso da água para a agricultura familiar, realizar abaixo-assinados, audiências públicas, participar dos comitês de água, entre outras ações.

Outros encaminhamentos que saíram como resultados desse debate foram a solicitação da Regional Sudeste para que a Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG visite a barragem de Mariana/MG para compreender a problemática que foi ocasionado pelo maior impacto ambiental no Brasil, ocasionado pela Samarco; e a realização de um curso para a Regional Sudeste na prática sobre agroecologia – com 5 módulos em 1 ano, aplicando a pedagogia da alternância.



COBRANÇA ABUSIVA NO ESPÍRITO SANTO

Ao final do seminário, as Secretarias de Meio Ambiente da FETAES e da CONTAG realizaram uma reunião interna com os STTRs capixabas para deliberar sobre algumas medidas de enfrentamento à possibilidade de início de cobranças abusivas de uso da água pela agricultura familiar.

Segundo o secretário de Política Agrícola e Meio Ambiente da FETAES, José Izidoro avaliou que esse debate e os encaminhamentos aprovados com os STTRs significam um divisor de águas para o movimento sindical. “Já tínhamos um diálogo aberto no estado com o Coletivo de Meio Ambiente, que havia apontado a necessidade de criarmos um Grupo de Estudo para aprofundarmos o debate sobre o que realmente está por trás dessa forte investida do governo e das empresas na tentativa de privatizar a água, ou seja, transformar a água em uma mercadoria. Para nós, do Espírito Santo, essa questão é muito preocupante, pois está havendo uma pressão muito forte nos comitês de bacia para que comecem a cobrar pelo uso da água, principalmente o uso pela agricultura familiar”. O dirigente aproveita para reforçar o que a agricultura familiar reivindica. “Na verdade, a agricultura familiar precisa de investimento para fazer a preservação ambiental para aumentar a capacidade de reservação de água para superar a crise hídrica. O nosso movimento sindical sempre fez a luta pela reforma agrária e agora vemos claramente a necessidade de arregaçarmos as mangas para fazer a luta pelo direito à água.”

A secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros, elogiou a iniciativa da FETAES e STTRs em discutir esse tema e aprovar ações a serem trabalhadas. “O Espírito Santo vem dando ênfase à discussão das questões hídricas e nós da CONTAG estamos muito satisfeitos. Estamos levando uma bagagem muito grande de conhecimento e de encaminhamentos. Esse debate daqui, com certeza, trará mais vigor para o nosso trabalho e precisamos trabalhar com mais intensidade a questão ambiental”.

Depois de um debate forte e intenso, a FETAES deliberou com suas regionais:

1. Proposta do ES para o FAMA A FETAES deve aprofundar o papel do FAMA com os sindicatos no ES a partir de oficinas, ampliar a sua participação e elaborar material explicativo.

2. Plano Estadual de Recursos hídricos – coordenação AGERH Os sindicatos precisam participar dos comitês de bacias, conhecer o plano, multiplicar a experiência de Santa Maria em outros municípios, ampliar os espaços de debates para fora dos comitês, e conhecer a resolução da ANA sobre os comitês como usuários.

3. Estratégias para combater a cobrança de uso da água para a agricultura familiar do Espírito Santo Referendar um grupo de estudos para aprofundar o tema – tanto a nível estadual como regional, para fortalecer o debate dentro dos comitês, ampliar a participação nos comitês locais, realizar audiências públicas, aprofundar o tema entre o MSTTR do ES, criar um Grupo de Trabalho do Fama ES e outra Grupo de Estudo para alinhamento das ações que serão trabalhadas no comitê de bacias. FONTE: Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico