Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COMUNICAÇÃO SISTEMA CONTAG
Região Centro-Oeste contribui com o processo de atualização da Política de Comunicação do Sistema Confederativo CONTAG
WhatsApp

21 de Fevereiro de 2019


Barack Fernandes e César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
comunicação sistema contag

A CONTAG vem desde meados de 2018 percorrendo as regiões brasileiras fazendo uma escuta e levando informações sobre Comunicação Sindical e Popular visando a atualização da Política de Comunicação do Sistema Confederativo CONTAG. E nesta semana, de 19 a 21 de fevereiro, em Brasília, a Região Centro-Oeste trouxe na bagagem experiências de comunicação sindical e popular realizadas pelas Federações e Sindicatos e muitas contribuições para o processo de atualização da Política e de atuação e animação da Rede de Comunicadores e Comunicadoras Populares.

O Encontro Regional de Educação Popular e Tecnologias da Informação – Centro-Oeste reuniu dirigentes, lideranças de base, assessores(as) e funcionários da CONTAG, das Federações e de Sindicatos de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal e entorno.



A abertura política do Encontro foi em conjunto com o Seminário Estadual sobre os Modelos de Produção Sustentáveis e Combate aos Agrotóxicos/ Transgênicos, Energias Renováveis e Questões Hídricas e a Diretoria da CONTAG foi representada pelo secretário de Finanças e Administração, Juraci Souto, pela secretária Geral, Thaisa Daiane Silva, e pelo secretário de Política Agrária, Elias Borges, que destacaram a importância dos dois temas – Comunicação e Meio Ambiente – para o movimento sindical.

Na sequência, foi realizada a Análise de Conjuntura sobre o atual cenário para os trabalhadores e trabalhadoras rurais e sobre o papel da Comunicação Popular e Sindical na disputa de projeto político e de sociedade, com o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto, e a jornalista e coordenadora do Intervozes, Bia Barbosa.



Juraci destacou alguns retrocessos já no início do Governo Bolsonaro, como a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), extinção da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD) e do Ministério do Trabalho, e questões como os impactos da Medida Provisória (MP) 871/2019 para os trabalhadores e trabalhadoras rurais, a expectativa da categoria com a proposta do governo de reforma da Previdência e a articulação que a CONTAG tem feito junto ao Congresso Nacional para evitar mais retrocessos para a classe trabalhadora. “Este é um momento de reflexão para os movimentos sociais e sindicais, de nos fortalecermos e buscarmos unidade nas nossas lutas”, constatou Juraci.

Já Bia Barbosa focou nas questões da comunicação e ressaltou a importância de entidades, como a CONTAG, que não são ligadas diretamente à atividade de comunicação, mas dão atenção a essa temática em suas formações, debates e planejamentos. “Esse não é um debate só de jornalistas. A Comunicação é um direito. Precisamos entender a Comunicação como uma ferramenta e vivemos em uma sociedade que é mediada pelos meios de comunicação. Portanto, é estratégico ter espaços como esse de formação sobre comunicação para combater a desinformação”, destacou.



O presidente da CONTAG, Aristides Santos, também participou do Encontro Regional e acrescentou pontos à análise de conjuntura. O dirigente atualizou algumas informações sobre os impactos da MP 871/2019 e sobre a reforma da Previdência e destacou que o momento exige qualificar a comunicação do movimento sindical. “Essa pode ser uma grande oportunidade para a gente se reinventar. Temos que ter inteligência e bastante consciência da nossa força de mobilização e comunicação”.

Após a análise de conjuntura, a jornalista Suzana Tatagiba, representante da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e com larga experiência em Comunicação Sindical, trouxe informações e orientações sobre o tema “Comunicação Sindical: a disputa de narrativa, ferramentas e mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras e da sociedade”.

Outro momento bem produtivo e de envolvimento de todos e todas foi a oficina de “Media Training” – Treinamento para aprimorar técnicas para entrevistas, falar em público, ser mais objetivo, como se relacionar com a mídia, entre outras orientações a respeito do tema.



PROPOSTAS DA REGIÃO

Os(as) participantes do Encontro Regional apresentaram sugestões e recomendações para a comunicação interna e externa e para a Política de Comunicação do Sistema Confederativo CONTAG a respeito de qual narrativa, quais meios de comunicação, processos formativos e outros aspectos que precisam ser trabalhados para avançar na Comunicação Sindical e Popular para chegar até a base e para dialogar com a sociedade.

Foram sugeridos, por exemplo, intercâmbio entre os estados para conhecer as experiências na área da comunicação; envolver os Grupos de Estudo Sindical (GES) na estratégia de comunicação do MSTTR; incluir o tema da comunicação nos módulos dos cursos da Escola Nacional de Formação da CONTAG (CONTAG); realização de oficinas para aprofundar conhecimentos sobre práticas na área da comunicação, como oratória, media training, designer gráfico, produção de vídeos, redação e redes sociais; priorizar divulgação de experiências exitosas da agricultura familiar, entre outras propostas.

Na próxima semana, nos dias 26 a 28 de fevereiro, a CONTAG irá realizar o último Encontro Regional de Educação Popular e Tecnologias da Informação na Região Norte, que acontecerá em Belém/PA.







FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico