Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Reconhecimento internacional da CONTAG em eventos na Itália
WhatsApp

27 de Outubro de 2023



A CONTAG foi representada em uma longa agenda de eventos políticos realizados em Roma, na Itália, entre os dias 21 e 27 de outubro.  Foi o secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, quem representou a Confederação em uma grande atividade realizadas pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) e também em reuniões com autoridades do Brasil e de outras organizações internacionais.

O principal evento dessa agenda era a reunião do 51º Comitê Mundial de Segurança Alimentar (CSA), que reúne representantes governamentais dos diferentes países que compõe a ONU e outros setores de interesse da pauta alimentar, entre eles a Sociedade Civil. Antes do início oficial dessa atividade, programada para os dias 23 a 27, as organizações da Sociedade Civil se reuniram para preparar sua participação no CSA e as pautas que considera prioritárias para apresentar às autoridades do Comitê, e a CONTAG participou deste momento como convidada. 

Entre as principais pautas defendidas pela sociedade neste momento, segundo Alberto, estão as políticas públicas para combate à fome, entre elas políticas que priorizem as questões de gênero e o fortalecimento das mulheres na perspectiva do enfrentamento à crise da fome no mundo.

O Brasil participa do CSA, e estava em Roma com uma delegação composta por autoridades do país, como o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDA), Wellington Dias, a secretária executiva do MDA Fernanda Machiaveli, e Márcio Macêdo, da Secretária-Geral da Presidência da República. Essa delegação convidou a CONTAG para uma reunião na Embaixada do Brasil em Roma, no domingo, um convite considerado muito importante para as relações da Confederação com o governo brasileiro. 


Após a abertura do 51º CSA, na segunda-feira, diversos eventos de discussão geral e de atividades paralelas aconteceram no âmbito da programação do Comitê, e Alberto Broch participou de alguns deles como ouvinte, e outros como orador, como no evento sobre a Década da Agricultura Familiar e seu potencial de colaborar com o enfrentamento à crise climática, e em um seminário auto gestionado pelo Brasil sobre o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). 


Para além dessas atividades, o secretário de Relações Internacionais também aproveitou esta viagem para fazer reuniões com diretores(as) e referentes importantes da FAO e de outras agências multilaterais, como o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e a Coalizão Internacional de Terras (ILC). Nesses encontros, a CONTAG busca articular sobre apoios a projetos para a agricultura familiar.  


“Sermos convidados e estarmos presentes nesses espaços mostram o reconhecimento mundial da importância política da CONTAG no Brasil e na América do Sul”, explica Alberto. “É também é uma oportunidade pra expor nossos trabalhos, dialogar sobre o nosso projeto político e fazer alianças para fortalecer a agricultura familiar”, completa.

Além da CONTAG, Alberto também representa a Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM), organização da América do Sul que ele preside, e o Fórum Rural Mundial,  do qual também é membro da diretoria.



Fonte: Comunicação da CONTAG - Gabriella Avila



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico