Redação 24HorasNews
Mil empregos diretos e três mil indiretos serão criados na região de Nova Marilândia em outubro do próximo ano quando um abatedor de aves da Perdigão estiver concluído. O governador Blairo Maggi visitou o canteiro de obras do empreendimento que recebe apoio do Estado por meio do Programa de Incentivo a Empreendimentos Comerciais e Industriais (Prodeic). Os produtores da região já começaram a ampliar os investimentos na avicultura. Para suprir abastecer o abatedor com capacidade diária de processamento em 140 mil aves, 200 novos aviários serão construídos em parceria com os pequenos produtores da região.
Maggi explicou que o investimento que está acontecendo na região, pelo menos 3,5 milhões somente neste abatedouro visitado, só são possíveis devido às políticas públicas adotadas pelo Governo para incentivar e atrair novos empreendimentos. Ele frisa que Mato Grosso está passando nos últimos anos por uma grande mudança em sua economia, principalmente na agricultura e criação de animais, deixando de ser apenas um produtor de matéria-prima, para ter a capacidade de industrializar seus produtos.
Uma cadeia de investimentos está sendo feita na região, comentou o prefeito da cidade, José Aparecido dos Santos. Ele conta que será instalada no município ma fábrica de ração para as aves e ainda transportadoras já demonstraram interesse em abrir filiais na cidade. Ele adiantou que o empreendimento irá transformar a realidade da economia local. Nova Marilândia, segundo o prefeito, possui aproximadamente 20 mil habitantes.
O governador visitou outro empreendimento na cidade que mostra diversificação da economia na região. Uma indústria de biodiesel, a Bio Par, está pronta e atualmente opera em fase de testes e aguarda um leilão da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para começar efetivamente a funcionar. Ela possui capacidade para produzir 30 mil litros do combustível diariamente. A parceria com os pequenos produtores da região desta vez está no plantio da mamona.
Os dois empreendimentos, a usina de biodiesel e o abatedouro de aves, estão ligados economicamente. A pele do pescoço das aves, rico em gordura e que geralmente não é aproveitado será vendido para a usina, que a transformará em biodiesel. Os investimentos estão beneficiando principalmente os municípios de Nova Marilândia, Arenápolis e Santo Afonso. FONTE: 24 Horas News ? MT