Visitas técnicas em 13 propriedades acontecem nos dias 16 e 17 de setembro (sábado e domingo) e estão com pré-inscrições abertas.
Para promover a troca de saberes e experiências entre os participantes do Congresso de Agroecologia e agricultores, serão realizadas 13 visitas técnicas nos dias 16 e 17 de setembro (sábado e domingo).
Segundo o vice coordenador do Congresso e coordenador do Programa de Agroecologia da Emater-DF, Roberto Carneiro, as experiências apresentadas estão relacionadas aos temas geradores do evento<http://agroecologia2017.com/apresentacao/temas-geradores/>, como políticas públicas, a construção do conhecimento agroecológico, o manejo de agroecossistemas e e agricultura orgânica e o papel das mulheres, dos jovens, do campesinato e da agricultura familiar. “A ideia é promover o intercâmbio de informações e apresentar, por meio de rodas de conversas e experimentações práticas, esses treze temas”, diz Roberto.
Os interessados em participar de alguma das visitas, que são simultâneas, podem realizar a pré-inscrição no site http://agroecologia2017.com/visitas-tecnicas/. Entretanto, a inscrição será confirmada apenas no momento do credenciamento no Congresso, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e após pagamento da taxa da visitação - que terá valores diferenciados a depender do local, dos custos e da programação. O valor a ser cobrado será para custear as despesas, tempo de recepção e transporte da atividade.
Aqueles que fizerem a pré-inscrição terão preferência para participação na visita. O pagamento deve ser feito até às 12h do dia 12 de setembro. Após esse prazo, serão abertas novas vagas para que outros interessados se inscrevam. A realização da visita depende de, no mínimo, 15 participantes, e há um número limitado de vagas.
CONHEÇA AS OPÇÕES PARA VISITAÇÃO
As excursões sairão do estacionamento do Centro de Convenções, às 8h, e duram até o final da tarde (exceto a que terá pernoite).
Visita 1. Circuito Planaltina-DF (Assentamento Pequeno Wiliam, Assentamento Márcia Cordeiro e Pedra Fundamental) Visita 2. Cartografia Da Agricultura Urbana no DF – Projeto Re-ação Visita 3. Unidade de produção da JK Agrosustentável Visita 4. Circuito - Horta Comunitária Orgânica Girassol e Centro Educacional Agrourbano Ipê (educação do campo) Visita 5. Circuito - Plantas Alimentícias Não Convencionais (Embrapa/ Sítio Geranium) Visita 6. Quilombo Mesquita Visita 7. Santuário dos Pajés Visita 8. Agrofloresta – Sítio Semente e Sítio Raíz Visita 9. Fazenda Malunga – Pecuária Leiteira Orgânica Visita 10. Sítio Araúna - agricultura familiar e políticas públicas Visita 11. Centro de Educação Popular e Agroecologia Gabriela Monteiro (MST) Visita 12. Sítio Pé na Terra - com pernoite Visita 13. Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga - com pernoite
O CONGRESSO
O Congresso de Agroecologia 2017 é a realização simultânea do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno.Os eventos são promovidos pela Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia (SOCLA) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) e organizados em Brasília por uma comissão formada por representantes da Embrapa, Universidade de Brasília, EmaterDF, Secretarias de Estado do GDF (Seagri e Sedestmidh), IBRAM e ISPN. Conta com o apoio de vários ministérios, organizações e movimentos sociais. O evento é patrocinado por BNDES, Itaipu Binacional e Fundação Banco do Brasil.
A CONTAG é uma das organizações que apoia o Congresso e participará do evento com uma delegação de aproximadamente 150 pessoas de todo o País.
Acompanhe as novidades www.agroecologia2017.com e nos perfis do Facebook (facebook.com/agroecologia2017) e Instagram (agroecologia2017). FONTE: Assessoria de Imprensa do Congresso de Agroecologia