Com uma grande plenária de socialização das propostas identificadas nos trabalhos de grupo, realizados entre 15 e 16 de outubro, encerrou-se nessa quarta (17) a 2ª Plenária Nacional da Juventude Rural da CONTAG. O encontro, que aconteceu no município de Luziânia (GO), reuniu cerca de 500 jovens de todo o país para debater, num mesmo espaço, proposições e definir estratégias coletivas protagonizadas pelos jovens do campo.
Nos trabalhos em grupo foram debatidos, desde ontem, os temas e conteúdos que integram o documento base do 11º Congresso Nacional de Trabalhadores (as) Rurais (CNTTR) da CONTAG, na perspectiva dos jovens do campo, de forma a articular os temas do referido documento com as questões específicas da juventude rural. Os jovens formularam propostas coerentes com as demandas dos jovens trabalhadores rurais, a fim de que estas integrem o Plano de Lutas do Movimento Sindical de Trabalhadores (as) Rurais. “Os resultados finais dessas discussões vão fundamentar a juventude nas plenárias estaduais e regionais para que eles possam intervir de forma qualificada nos debates locais”, analisa Elenice Anastácio, secretária de Jovens Trabalhadores (as) Rurais da CONTAG.
Também foram criadas nesses dias de plenária as condições necessárias para o desenvolvimento de atividades com as crianças, garantindo assim sua parcela de visibilidade no evento. “As secretarias de Políticas Sociais e de Juventude Rural estão debatendo a sucessão rural. Estamos trabalhando articuladamente o tema das crianças, a fim de formarmos jovens mais conscientes e preparados, aptos a fortalecer o campo”, explica José Wilson, secretário de Políticas Sociais da CONTAG. Segundo ele, as crianças precisam ser tratadas desde já como sujeitos de direito, capazes de serem incluídos. O dirigente sindical anunciou em seguida a realização do 4º Encontro Nacional de Crianças e Adolescentes, para o ano de 2013.
Adhemar Almeida (Secretaria de Reordenamento Agrário) recebeu na ocasião uma homenagem da Secretaria Nacional de Juventude da CONTAG, como forma de agradecimento pelo empenho do mesmo ao Programa Nacional de Crédito Fundiário. “Você tem possibilitado a permanência dos jovens na terra para que tenhamos, de fato, uma sucessão rural”, declarou Elenice. Em seu pronunciamento, ele elogiou a coordenação da plenária: “Vocês mais uma vez comprovaram a competência no uso dos recursos públicos na realização desse evento. Isso só nos ajuda a reafirmar nosso compromisso em continuar apoiando o movimento sindical”, disse Adhemar.
Para Willian Clementino, secretário de Política Agrária da CONTAG, “a juventude rural está ajudando a adubar a grande organização latino americana de trabalhadores rurais que é a CONTAG, através da construção de grandes plenárias estaduais como esta, antes inimagináveis e que são, hoje, uma realidade”.
A secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosicléia dos Santos, também fez uma reflexão sobre a Plenária dos Jovens: “Esses diálogos e conversas precisam ser reproduzidos na base, mostrando que a juventude rural está qualificada a discutir o modelo de desenvolvimento que queremos para o país”. Alessandra Lunas, secretária de Relações Internacionais e vice-presidente da CONTAG, analisou o encontro numa perspectiva internacional: “A experiência da CONTAG contribui com os debates e formulações de estratégias para a América Latina, já que as nossas juventudes têm problemas em comum”.
Falando em nome de toda a direção da CONTAG, inclusive dos que estavam em outras atividades, o presidente Alberto Broch reconheceu o trabalho de preparação do encontro e a atuação e profundidade dos jovens nos debates. “Vocês deram uma verdadeira lição, que servirá para fóruns futuros. A CONTAG está completando 50 anos de existência e vocês fazem parte dessa história. Que vocês saiam daqui estimulados a exercer a militância no sindicalismo rural nos próximos 50 anos”. Por fim, os candidatos a vereador e prefeito eleito para lutar pelos interesses da juventude rural subiram ao palco e deram os seus respectivos recados. “Nunca duvidamos da capacidade e responsabilidade da juventude para ocupar qualquer espaço”, comemora Elenice, encerrando a Plenária da Juventude Rural. O próximo encontro acontece agora daqui a quatro anos.
A Plenária, eminentemente focada na sucessão rural, no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e nas políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida no meio rural, foi uma preparação para a participação dos jovens no 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR) da CONTAG. FONTE: Imprensa Contag - Maria do Carmo de Andrade Lima