Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PLENÁRIA DA JUVENTUDE
Propostas identificadas em trabalhos de grupo são socializadas
WhatsApp

17 de Outubro de 2012

TEMAS RELACIONADOS:
plenária da juventude

Com uma grande plenária de socialização das propostas identificadas nos trabalhos de grupo, realizados entre 15 e 16 de outubro, encerrou-se nessa quarta (17) a 2ª Plenária Nacional da Juventude Rural da CONTAG. O encontro, que aconteceu no município de Luziânia (GO), reuniu cerca de 500 jovens de todo o país para debater, num mesmo espaço, proposições e definir estratégias coletivas protagonizadas pelos jovens do campo.

Nos trabalhos em grupo foram debatidos, desde ontem, os temas e conteúdos que integram o documento base do 11º Congresso Nacional de Trabalhadores (as) Rurais (CNTTR) da CONTAG, na perspectiva dos jovens do campo, de forma a articular os temas do referido documento com as questões específicas da juventude rural. Os jovens formularam propostas coerentes com as demandas dos jovens trabalhadores rurais, a fim de que estas integrem o Plano de Lutas do Movimento Sindical de Trabalhadores (as) Rurais. “Os resultados finais dessas discussões vão fundamentar a juventude nas plenárias estaduais e regionais para que eles possam intervir de forma qualificada nos debates locais”, analisa Elenice Anastácio, secretária de Jovens Trabalhadores (as) Rurais da CONTAG.

Também foram criadas nesses dias de plenária as condições necessárias para o desenvolvimento de atividades com as crianças, garantindo assim sua parcela de visibilidade no evento. “As secretarias de Políticas Sociais e de Juventude Rural estão debatendo a sucessão rural. Estamos trabalhando articuladamente o tema das crianças, a fim de formarmos jovens mais conscientes e preparados, aptos a fortalecer o campo”, explica José Wilson, secretário de Políticas Sociais da CONTAG. Segundo ele, as crianças precisam ser tratadas desde já como sujeitos de direito, capazes de serem incluídos. O dirigente sindical anunciou em seguida a realização do 4º Encontro Nacional de Crianças e Adolescentes, para o ano de 2013.

Adhemar Almeida (Secretaria de Reordenamento Agrário) recebeu na ocasião uma homenagem da Secretaria Nacional de Juventude da CONTAG, como forma de agradecimento pelo empenho do mesmo ao Programa Nacional de Crédito Fundiário. “Você tem possibilitado a permanência dos jovens na terra para que tenhamos, de fato, uma sucessão rural”, declarou Elenice. Em seu pronunciamento, ele elogiou a coordenação da plenária: “Vocês mais uma vez comprovaram a competência no uso dos recursos públicos na realização desse evento. Isso só nos ajuda a reafirmar nosso compromisso em continuar apoiando o movimento sindical”, disse Adhemar.

Para Willian Clementino, secretário de Política Agrária da CONTAG, “a juventude rural está ajudando a adubar a grande organização latino americana de trabalhadores rurais que é a CONTAG, através da construção de grandes plenárias estaduais como esta, antes inimagináveis e que são, hoje, uma realidade”.

A secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosicléia dos Santos, também fez uma reflexão sobre a Plenária dos Jovens: “Esses diálogos e conversas precisam ser reproduzidos na base, mostrando que a juventude rural está qualificada a discutir o modelo de desenvolvimento que queremos para o país”. Alessandra Lunas, secretária de Relações Internacionais e vice-presidente da CONTAG, analisou o encontro numa perspectiva internacional: “A experiência da CONTAG contribui com os debates e formulações de estratégias para a América Latina, já que as nossas juventudes têm problemas em comum”.

Falando em nome de toda a direção da CONTAG, inclusive dos que estavam em outras atividades, o presidente Alberto Broch reconheceu o trabalho de preparação do encontro e a atuação e profundidade dos jovens nos debates. “Vocês deram uma verdadeira lição, que servirá para fóruns futuros. A CONTAG está completando 50 anos de existência e vocês fazem parte dessa história. Que vocês saiam daqui estimulados a exercer a militância no sindicalismo rural nos próximos 50 anos”. Por fim, os candidatos a vereador e prefeito eleito para lutar pelos interesses da juventude rural subiram ao palco e deram os seus respectivos recados. “Nunca duvidamos da capacidade e responsabilidade da juventude para ocupar qualquer espaço”, comemora Elenice, encerrando a Plenária da Juventude Rural. O próximo encontro acontece agora daqui a quatro anos.

A Plenária, eminentemente focada na sucessão rural, no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e nas políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida no meio rural, foi uma preparação para a participação dos jovens no 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR) da CONTAG. FONTE: Imprensa Contag - Maria do Carmo de Andrade Lima



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico