Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PRONAF: CRESCE NÚMERO DE INADIM
Pronaf: Cresce número de inadimplentes no Ceará
WhatsApp

14 de Fevereiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
pronaf: cresce número de inadim

Iguatu. O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) completa, em 2008, 13 anos. Apesar do êxito no apoio aos pequenos produtores rurais, há uma preocupação por parte do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e dos agentes de crédito. Nos últimos anos, cresceu o número de inadimplentes, principalmente os participantes do Pronaf-B. No Estado do Ceará, a taxa média de inadimplência é de 25%.

Para tentar reduzir esse índice, o MDA publicou a portaria 105, na qual estabelece um acompanhamento mensal da inadimplência do Pronaf-B e determina, aos agentes financeiros, a suspensão da linha nos municípios com índice igual ou superior a 15%. Para a volta da operacionalização deverá ser elaborado um Plano de Recuperação das operações da modalidade B, além da redução de 50% das operações que estão em atraso.

A idéia é oferecer aos agricultores inadimplentes uma oportunidade de quitar seus débitos. A ação é conjunta, com a participação da Ematerce, Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, secretarias de Agricultura, Banco do Nordeste e, ainda, Banco do Brasil.

Técnicos do BNB e da Ematerce já realizaram no Ceará um total de 14 reuniões em municípios pólos e que se enquadram na portaria 105 do MDA. O trabalho começou em novembro do ano passado. Nos encontros, são repassadas informações sobre a portaria e como deverá ser elaborado o Plano de Recuperação das operações do Pronaf-B, além da demonstração dos índices atuais de inadimplência no Estado do Ceará em todos os grupos do Pronaf.

No Ceará, 106 municípios estão nessa situação. No Estado, a taxa média de inadimplência é de 25%. Em novembro de 2007, significavam R$ 36 milhões em valores em atraso. No Brasil, de acordo com dados do MDA, o índice médio de inadimplência do Pronaf é de 14%. No Ceará, já foram encaminhados para o MDA pelo menos 77 Planos Municipais de Recuperação de Operação de Crédito. Somente na região do Médio Jaguaribe, os dados mostram que foram recuperados mais de R$ 180 mil.

Na região Centro-Sul, 11 municípios apresentam um índice médio de inadimplência de 30% e, por isso, participam das ações de recuperação dos créditos. São eles: Cariús, Deputado Irapuan Pinheiro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Lavras da Mangabeira, Orós, Quixelô, Várzea Alegre, Granjeiro, Milhã e Saboeiro.

Quando a taxa de inadimplência é igual ou superior a 15% ocorre a suspensão das operações de crédito do Pronaf. "Quem nunca participou do programa ou está inadimplente fica fora", explica o gerente estadual de crédito rural da Ematerce, José William Aquino de Souza. "Isso significa prejuízo para os municípios, queda na produção agrícola familiar".

O gerente de negócios da Superintendência Estadual do BNB, no Ceará, Bernhard Bluhm, observa que os recursos do Pronaf são significativos nos municípios de pequenos portes. "Em alguns municípios, as liberações do Pronaf-B, ocorridas no mês, correspondem a duas ou três vezes os recursos federais do FPM", disse. "A suspensão do Pronaf traz prejuízo para toda a economia local".

Fatores

De acordo com a análise dos técnicos, os fatores que provocam o crescimento da inadimplência são variados e têm conotação política e cultural. "Alguns acreditam que o governo vai dispensar as dívidas, outros enfrentam falta de assistência técnica, assim como por vezes não aplicam os recursos de forma adequada", observa o gerente da agência do BNB, em Iguatu, Raimundo Moreira de Almeida Neto.

"O recado principal para os pequenos produtores é que o crédito do Pronaf continua, mas é preciso responsabilidade por parte dos clientes", frisou Aquino. "Queremos que o programa cresça, mas com qualidade", concluiu ele.

ENQUETE

Pagamento deve ser feitos sem atraso

José William Aquino de Souza

Gerente da Ematerce

"O Pronaf vai continuar e crescer, mas com responsabilidade por parte dos agricultores beneficiados, que devem manter o pagamento em dia."

Bernhard Bluhm

Gerente de negócios do BNB

"A suspensão dos recursos do Pronaf significam prejuízos para os municípios e, também, para o setor da agricultura familiar."

Raimundo Moreira Neto

Gerente do BNB, em Iguatu

"O crescimento da inadimplência do Pronaf é uma preocupação geral, mas esperamos que os produtores cumpram o pagamento em dia."

Mais informações:

Agências do Banco do Nordeste (BNB) ou nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce)

Honório Barbosa

Repórter

REDUÇÃO DE DÉBITOS

Prazo de negociação de dívidas de agricultores termina amanhã

Governo adota medida como mais uma tentativa para reduzir as taxas de inadimplência da agricultura familiar

Iguatu. Com amparo na Resolução 3.497 do Conselho Monetário Nacional (CMN), quem está com operações contratadas em 2006 e que tenham parcelas vencidas em 2007, deve procurar as agências fixas ou itinerantes do BNB para negociar os débitos. Termina amanhã o prazo para que agricultores familiares e assentados da reforma agrária quitem essas parcelas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e assim, recebam o abatimento no valor das prestações.

Também vai até o dia 15, o prazo para pagamento com bônus das parcelas vencidas em dezembro de 2006, do Pronaf, modalidade investimento. Essa medida do governo é mais uma tentativa que tem o objetivo de reduzir as taxas de inadimplência do Pronaf.

O prazo anterior era 17 de dezembro passado, mas foi adiado por quase dois meses. Agora o governo informa que a data limite não será mais prorrogada. O percentual dos abatimentos (ou rebates, como eles são conhecidos) é variável: de 10% para o grupo B e de 18% para as demais linhas de investimento do Pronaf.

Os agricultores familiares que se enquadram nas condições estabelecidas pela portaria do Conselho Monetário Nacional devem procurar de imediato os bancos. Ele alerta que a proximidade da data final de pagamento pode aumentar a demanda por atendimento.

Os beneficiários que pagarem mais de 50% da parcela e prorrogarem o restante para até um ano após o vencimento da última prestação também poderão ter acesso ao bônus sobre o valor pago.

Já os que pagarem entre 15% e 50% e prorrogarem o restante terão direito a um bônus de 5% sobre o valor total da parcela de 2007. As operações serão mantidas em condição de normalidade até a nova data de 15 de fevereiro e as famílias devem comparecer ao banco para renegociar. FONTE: Diário do Nordeste ? CE



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico