A Fetag-RS iniciou hoje (15) a Oficina Estadual de Capacitação – Projeto Margaridas em Marcha no Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Campo e da Floresta, no Hotel Ritter, em Porto Alegre. O evento é uma promoção da Secretaria Nacional das Mulheres, Contag e Fetag-RS, e tem a participação das coordenadoras regionais, da assessora de Gênero da Contag, Sonilda Florinália Pereira, e da assessora de Gênero da Fetag-RS, Paula Rosana Fortunato. A abertura da programação contou com a participação de Nelson Wild, presidente em exercício da Fetag. A oficina encerra na sexta-feira, dia 17.
A coordenadora estadual de Mulheres da Fetag-RS, Inque Schneider, enfatizou que a oficina tem como objetivo divulgar as ações do enfrentamento à violência contra as mulheres trabalhadoras rurais e, com isso, provocar a participação delas no controle da Implantação das Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. Inque também colocou que será feita uma avaliação do 8º Encontro de Mulheres Dirigentes Sindicais, realizado nos dias 19 e 20 de agosto, bem como a discussão de temas para a Revista das Mulheres 2015 e, ainda, informes sobre a 5ª Marcha das Margaridas, programada para os dias 11 e 12 de agosto de 2015, em Brasília, além de temas orientadores para o Dia 8 de Março.
A ex-assessora de Gênero da Fetag-RS, Sonilda Pereira, disse que estava bastante emocionada em estar de volta ao convívio de pessoas que têm um significado muito grande em sua vida. “Acordei às 5h com muita ansiedade para que chegasse esse momento. E é sempre um desafio trabalhar aqui por saber o nível de conhecimento e organização que a Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais apresenta. Agora, a minha intenção é trazer a experiência de outros estados”, justifica.
Sonilda explicou que será feita uma reflexão grande sobre a violência contra a mulher. “A Contag está discutindo esse tema em todas as suas 27 Federações. A violência está em todo o lugar, seja com uma irmã, filha, sobrinha ou uma amiga e, muitas vezes, às vezes não nos damos conta. Temos que despertar e ter dignidade. Hoje em dia, existe um aparato de recursos disponíveis e precisamos fazer com que esteja ao alcance de nossas mulheres trabalhadoras rurais. Por conta dessa violência é que precisamos trabalhar e é por isso que a Contag vem realizando esse projeto”, completou.
A programação
Às 9h30min será apresentado o Resgate da Construção da Pauta da Violência Contra as Mulheres do Campo e da Floresta - Marcha das Margaridas – com Inque Schneider, coordenadora Estadual de Mulheres da Fetag, e Sonilda Pereira, assessora de Gênero da Contag.
Às 13h30min tem a palestra sobre Contexto e Situação da Violência Contra as Mulheres no Estado, com a Ten. Cel Nádia Rodrigues Silveira Gerhard. Às 16h o tema é Instrumentos de Ação para Implementação de Políticas Públicas de Combate à Violência Contra as Mulheres, com a coordenadora de Mulheres da Secretaria Estadual para Mulheres Evelise Sousa.
No dia 16, às 9h, Criação e Fortalecimento dos Fóruns e Implementação das Unidades Móveis –Trabalho em Grupo – com a assessora Sonilda Pereira. Às 13h30min o tema é Funcionamento das Unidades Móveis –Trabalho em Grupo. Às 19 horas a Comissão de Mulheres da Fetag faz uma Avaliação do 8º Encontro de Mulheres Dirigentes Sindicais –Temas para a Revista das Mulheres 2015 – Tema Central de 8 de março e os lançamentos da Marcha das Margaridas e da Revista 2015. E no dia 17, às 9h, apresentação de propostas para a criação de Conselhos e Secretarias Municipais de Mulheres e os espaços de atendimento de mulheres em situação de emergência quanto à violência com Sonilda Pereira. Após o almoço uma avaliação e encerramento previsto para as 15h. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS - Luiz Fernando Boaz