Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA
Projeto Margaridas em Marcha no Enfrentamento à Violência
WhatsApp

15 de Outubro de 2014

TEMAS RELACIONADOS:
enfrentamento a violência

A Fetag-RS iniciou hoje (15) a Oficina Estadual de Capacitação – Projeto Margaridas em Marcha no Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Campo e da Floresta, no Hotel Ritter, em Porto Alegre. O evento é uma promoção da Secretaria Nacional das Mulheres, Contag e Fetag-RS, e tem a participação das coordenadoras regionais, da assessora de Gênero da Contag, Sonilda Florinália Pereira, e da assessora de Gênero da Fetag-RS, Paula Rosana Fortunato. A abertura da programação contou com a participação de Nelson Wild, presidente em exercício da Fetag. A oficina encerra na sexta-feira, dia 17.

A coordenadora estadual de Mulheres da Fetag-RS, Inque Schneider, enfatizou que a oficina tem como objetivo divulgar as ações do enfrentamento à violência contra as mulheres trabalhadoras rurais e, com isso, provocar a participação delas no controle da Implantação das Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. Inque também colocou que será feita uma avaliação do 8º Encontro de Mulheres Dirigentes Sindicais, realizado nos dias 19 e 20 de agosto, bem como a discussão de temas para a Revista das Mulheres 2015 e, ainda, informes sobre a 5ª Marcha das Margaridas, programada para os dias 11 e 12 de agosto de 2015, em Brasília, além de temas orientadores para o Dia 8 de Março.

A ex-assessora de Gênero da Fetag-RS, Sonilda Pereira, disse que estava bastante emocionada em estar de volta ao convívio de pessoas que têm um significado muito grande em sua vida. “Acordei às 5h com muita ansiedade para que chegasse esse momento. E é sempre um desafio trabalhar aqui por saber o nível de conhecimento e organização que a Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais apresenta. Agora, a minha intenção é trazer a experiência de outros estados”, justifica.

Sonilda explicou que será feita uma reflexão grande sobre a violência contra a mulher. “A Contag está discutindo esse tema em todas as suas 27 Federações. A violência está em todo o lugar, seja com uma irmã, filha, sobrinha ou uma amiga e, muitas vezes, às vezes não nos damos conta. Temos que despertar e ter dignidade. Hoje em dia, existe um aparato de recursos disponíveis e precisamos fazer com que esteja ao alcance de nossas mulheres trabalhadoras rurais. Por conta dessa violência é que precisamos trabalhar e é por isso que a Contag vem realizando esse projeto”, completou.

A programação

Às 9h30min será apresentado o Resgate da Construção da Pauta da Violência Contra as Mulheres do Campo e da Floresta - Marcha das Margaridas – com Inque Schneider, coordenadora Estadual de Mulheres da Fetag, e Sonilda Pereira, assessora de Gênero da Contag.

Às 13h30min tem a palestra sobre Contexto e Situação da Violência Contra as Mulheres no Estado, com a Ten. Cel Nádia Rodrigues Silveira Gerhard. Às 16h o tema é Instrumentos de Ação para Implementação de Políticas Públicas de Combate à Violência Contra as Mulheres, com a coordenadora de Mulheres da Secretaria Estadual para Mulheres Evelise Sousa.

No dia 16, às 9h, Criação e Fortalecimento dos Fóruns e Implementação das Unidades Móveis –Trabalho em Grupo – com a assessora Sonilda Pereira. Às 13h30min o tema é Funcionamento das Unidades Móveis –Trabalho em Grupo. Às 19 horas a Comissão de Mulheres da Fetag faz uma Avaliação do 8º Encontro de Mulheres Dirigentes Sindicais –Temas para a Revista das Mulheres 2015 – Tema Central de 8 de março e os lançamentos da Marcha das Margaridas e da Revista 2015. E no dia 17, às 9h, apresentação de propostas para a criação de Conselhos e Secretarias Municipais de Mulheres e os espaços de atendimento de mulheres em situação de emergência quanto à violência com Sonilda Pereira. Após o almoço uma avaliação e encerramento previsto para as 15h. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS - Luiz Fernando Boaz



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico