Com o objetivo de analisar a estratégia metodológica do Projeto Escola Ativa, tendo como foco a consolidação da educação do campo e a melhoria da qualidade do ensino, principalmente nas classes multisseriadas rurais, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) encerrou ontem a 1ª Oficina Regional para avaliação da experiência dos dez anos da estratégia nos estados do Ceará, Piauí e em municípios maranhenses.
O encontro reuniu mais de 155 pessoas, entre professores, pais de alunos e supervisores municipais dos três estados. Na pauta, foram discutidos temas como diretrizes do Ministério da Educação para a educação básica nas escolas do campo, a construção de uma política pública para a educação no campo e temas correlatos, além da apresentação de experiências exitosas estaduais sobre o projeto.
Para a coordenadora do projeto no Maranhão, Elaine Azevedo, as discussões elucidadas durante a oficina servirão para reestruturar e reformar a educação ativa para que a modalidade possa integrar definitivamente às políticas públicas para a educação do campo do MEC. "O Maranhão foi o Estado pioneiro ao implantar o Projeto Escola Ativa. Para este ano, a meta é que haja uma ampliação significativa no número de municípios e de alunos beneficiados pelo projeto", destacou Elaine Azevedo. FONTE: O Imparcial ? MA