Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PROJETO DO CEDECA GANHA PRÊMIO
Projeto do Cedeca ganha prêmio nacional
WhatsApp

14 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
projeto do cedeca ganha prêmio

Luiz Henrique Campos

Enviado a Brasília

14/11/2007 00:43

O projeto Monitoramento do Orçamento Criança, desenvolvido pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca), foi o ganhador do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2007, na categoria Direitos da Criança e do Adolescente. O anúncio dos vencedores em oito categorias aconteceu segunda-feira à noite, em Brasília, com a presença de diretores do Banco do Brasil e cerca de 1.500 convidados de todo o País que lidam com experiências alternativas na área social. O Ceará também teve como finalista, na categoria Regional Nordeste, o projeto Pirambu Digital. Nessa categoria, venceu a tecnologia social Policultura no Semi-Árido, desenvolvida pelo Instituto de Permacultura da Bahia.

A premiação foi criada em 2001 com periodicidade bianual, visando identificar experiências de tecnologia social pelo país. Desde então, todos os trabalhos, independente de terem sido vencedores nas respectivas categorias, passaram a compor o Banco de Tecnologias Sociais (BTS) do Banco do Brasil. Atualmente estão catalogados 400 tecnologias sociais desenvolvidas por ONGs, instituições do terceiro setor, movimentos sociais, universidades, centros de pesquisas e empresas privadas.

Nesta edição, o prêmio recebeu 782 inscrições, das quais 120 práticas foram certificadas como tecnologias sociais. A maior parte das inscrições certificadas foi enviada da região Sudeste (42), seguida do Nordeste (36) e Sul (22). O Centro-Oeste teve 12 tecnologias sociais certificadas e o Norte, oito. Além dos vencedores por região, três outras categorias estavam em disputa: Aproveitamento/tratamento de rejeitos/resíduos/efluentes de processos produtivos; Direitos da Criança e do Adolescente; e Gestão de Recursos Hídricos. Cada vencedor recebeu R$ 50 mil que deverão ser destinados a atividades de expansão, aperfeiçoamento ou replicação do projeto premiado.

O bom número de inscrições este ano ao Prêmio, não surpreendeu o presidente da Fundação BB, Jacques de Oliveira Pena. A partir da primeira edição, a quantidade de inscritos só aumenta. Em 2001 foram 523. Já no ano de 2003 inscreveram-se 634. Número que subiu para 658 em 2005. Para Jacques, isso mostra que o Brasil tem experiências muito positivas no campo da tecnologia social que precisam ser mostradas.

No ano de 2007 o Nordeste apareceu como a segunda região com o maior número de inscritos (188), perdendo para o Sudeste, com 311. O Ceará ficou em segundo lugar em termos de projetos apresentados na região nordestina (43). A Bahia teve 48 trabalhos apresentados. Já quanto a projetos certificados, o Ceará foi o primeiro do Nordeste e o terceiro no país, com 13 trabalhos. As certificações são uma maneira de qualificar os projetos para futuras iniciativas, afirma Pena, já que nem todos podem ir para a final.

Como critérios de julgamento para os finalistas e certificações, a Fundação BB utiliza aspectos como inovação, exemplaridade, transformação social e potencial de reaplicabilidade. Quanto ao último item, a intenção da Fundação, com a disponibilização em seu site do Banco de Tecnologias Sociais, é que essas experiências possam servir de referencial para outras iniciativas.

O jornalista viajou a convite da Fundação Banco do Brasil FONTE: O Povo ? CE



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico