Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUVENTUDE RURAL
Programa Jovem Saber passa por atualização a partir de escuta da própria juventude trabalhadora rural
WhatsApp

30 de Julho de 2018


Arte: Fabrício Martins
TEMAS RELACIONADOS:
juventude rural

O último Censo Agropecuário, lançado na semana passada, aponta para a preocupação da diminuição de jovens no meio rural. A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) já previa há algum tempo esse “envelhecimento” do campo e, por isso, tem como uma das prioridades de ação a organização da juventude rural brasileira, de mantê-la no meio rural com dignidade, qualidade de vida, oportunidades de trabalho e com renda.

Em 2004, a CONTAG criou o Programa Jovem Saber, que é um processo de formação e mobilização da juventude trabalhadora rural para jovens entre 16 e 32 anos, sindicalizados ou não, com o objetivo de fortalecer a organização da juventude rural e sua participação na vida comunitária e na luta sindical.

A formação através do Jovem Saber propicia conhecer as bandeiras de luta do movimento sindical, conhecer melhor o município onde vive e as oportunidades que podem existir nele, como agir para tornar a comunidade em que se vive um lugar melhor e conhecer seus direitos e como fazer para que sejam respeitados.

A juventude se organiza em grupos, de 6 a 12 jovens em cada, para passar por essa formação com cartilhas impressas e também virtuais. E, ao longo desses 14 anos, o conteúdo foi passando por adaptações. Agora, em 2018, a CONTAG está investindo em um grande processo de atualização do programa, incluindo a sua marca, identidade visual, conteúdo, tecnologia e escutando a própria juventude rural.

A formação, nessa nova versão, passará por oito módulos, com novos temas:

1.Sujeito, identidades e cidadania 2.O campo como lugar de vida 3.Organização e luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais 4.O Projeto Político do Movimento Sindical da CONTAG para a agricultura familiar 5.Agricultura Familiar 6.Reforma Agrária 7.Sucessão Rural 8.Sustentabilidade Político-Financeira

Para finalizar o processo de escuta, fazer um resgate da trajetória do programa e já apresentar algumas mudanças na marca, identidade visual e orientações para os grupos, cerca de 280 jovens de todo o País estão em Brasília para participar do Encontro Nacional do Jovem Saber.

A atividade acontece de 01 a 03 de agosto no Centro de Estudo Sindical Rural da CONTAG, em Brasília, e contará com a presença da Diretoria da CONTAG, da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, dirigentes das Federações, do diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, das ex-coordenadoras e secretárias de Jovens da CONTAG e de representantes de algumas experiências selecionadas do Jovem Saber.

A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, está com grandes expectativas para a realização do Encontro e, também, com esse processo de atualização do programa. “Em 2004 vivíamos outra conjuntura política, econômica e social no País. Já estava mais do que na hora de atualizarmos o conteúdo com a nova realidade e adequarmos também às novas tecnologias. Será possível acessar o programa pelo celular e contar com apoio de conteúdo audiovisual. Estamos bem animados e espero que o programa empodere e qualifique ainda mais a nossa juventude rural”, destaca. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico