O programa Homem do Campo na TV vai abordar os temas intoxicação dos trabalhadores por agrotóxicos e a correta manipulação dos mesmos. Levantamento realizado, em 2004, pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-farmacológicas (Sinitox), coordenado pelo Centro de Informação Científica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) registrou 81. 828 casos de intoxicação humana por agrotóxicos. Desse total, 404 pessoas morreram.
A Região Sudeste, com maior número de Centros (16), registrou 44,7% dos casos de intoxicação humana, seguida pelas regiões Sul (32,2%), Nordeste (10,9%), Centro-Oeste (10,7%) e Norte (1,6%). Esses dados são da última pesquisa realizada pela Fiocruz, em 2004.De acordo com especialistas, a manipulação contínua, sem segurança, de agrotóxicos pode causar alergias, problemas neurológicos, cataratas, lesões no fígado, além de afetar o sistema nervoso e provocar câncer. Nos casos de gestantes, o contato com esse tipo de produto pode levar a má formação do feto.
O programa Homem do Campo na TV é produzido pela Fetaesp. Dois canais veiculam o programa: TV Bandeirantes (para o interior paulista) aos sábados, às 8h, e Canal Terra Viva aos domingos às 8h30.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetaesp.