Marcelo Araújo
O programa de rádio 'A Gente Sabe A Gente Faz ? Agronegócio', produzido pelo Sebrae para oferecer ao agricultor familiar informações sobre o empreendedorismo será veiculado em mais de 500 emissoras de rádio do País durante dois meses, de segunda-feira a sexta-feira, em uma série de 40 episódios. Uma radionovela, jingles, músicas e depoimentos de agricultores que conseguiram firmar seus negócios constituem os elementos usados pela produção do ?A Gente Sabe A Gente Faz ? Agronegócio? para incentivar o agricultor familiar a buscar o empreendedorismo como caminho para impulsionar sua atividade."Esse programa nos dará a oportunidade de estimular o agricultor familiar a se reconhecer como empreendedor, para que ele se conscientize de que sua propriedade é uma empresa, que tem de ser gerenciada", observa Juarez de Paula, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo ? Agronegócios e Territórios Específicos do Sebrae Nacional.A agricultura familiar ocupa uma posição de destaque no cenário do agronegócio brasileiro. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 85,2% dos estabelecimentos agrícolas são familiares. Em torno de 30,5% da área total ocupada no setor pertence a esse tipo de produtor, que recebe 25,3% do total de financiamento destinado à agricultura. "Eu já havia trabalhado com o Sebrae há alguns anos, em outro programa, e gostei muito da experiência", lembra Rolando Boldrin. "O Sebrae me procurou novamente por conta da minha linguagem simples. Acho importante falar para a gente simples e esforçada de um assunto importante como o empreendedorismo", afirma.Rolando Boldrin conta que se sentiu estimulado a participar do projeto pelo apoio que a iniciativa pode dar aos negócios de micro e pequeno porte. "Às vezes, a pessoa até já possui um negócio, faz um bico, só que precisa de mais esclarecimentos para poder desenvolver sua idéia", comenta. O apresentador diz que gostou muito do roteiro do programa e de seu conteúdo. "Só me envolvo com aquilo em que acredito. Leio estes textos porque tenho extrema convicção no que eles dizem", assinala. O comunicador considera o empreendedorismo instrumento fundamental para o progresso do País, para gerar emprego e renda à população. O artista elogia o espírito empreendedor do povo brasileiro e revela que em sua família também havia empreendedores. "Lembro de parentes que faziam uns docinhos. Depois, começaram a vender para vizinhos. Em seguida, passaram a comercializar para uma loja e, finalmente, montaram seu próprio estabelecimento", recorda. Segundo relata Clarice Veras, coordenadora do projeto ?Atendimento Sebrae via Rádio?, associar Rolando Boldrin ao ?A Gente Sabe A Gente Faz ? Agronegócio? traz enorme credibilidade à produção. "O Rolando é muito popular e as pessoas no Brasil inteiro se sentem próximas dele. Se a gente fala do programa no Nordeste ou no Sul, dizem: ?Que bom que escolheram um artista daqui", conta a coordenadora. Na verdade, Rolando nasceu em São Joaquim da Barra (SP). "Esse respeito que tenho da gente do campo se deve à seriedade do meu trabalho, pelos anos que fiz o Som Brasil, na Rede Globo, e pelo Sr. Brasil, agora na TV Cultura. Falo ao espectador de forma pura, honesta. Não sou alguém interpretando um papel", afirma. Com 49 anos de carreira, Rolando Boldrin apresentou programas de TV, gravou discos, fez teatro, cinema e escreveu livros. "Cada um faz o que sabe e eu escolhi esse caminho. Sou carregado da cultura brasileira e amo meu País". AssociativismoClarice Veras diz que o ?A Gente Sabe A Gente Faz ? Agronegócio? pode contribuir para que os negócios familiares no campo ganhem incremento. "O programa vai levar uma visão empresarial ao ouvinte. Muitas vezes, as pessoas acham que o empreendedorismo é algo distante da realidade delas. Faltam a elas as técnicas de gestão de um negócio", observa. A coordenadora fala que o programa pretende estimular o associativismo, pela ótica de que em grupo o agricultor pode conseguir mais benefícios, como comprar mais barato, vender a preços melhores, trocar informações e experiências. O ?A Gente Sabe A Gente Faz ? Agronegócio? vai estimular os ouvintes a buscar o Sebrae e as instituições de apoio ao setor agrícola, como a Embrapa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e os sindicatos urais. Em cada edição do programa, haverá 40 segundos para participação do público, pelo telefone 0800-940-8110, por carta (Caixa Postal 9902, Brasília-DF) ou por e-mail (rural@sebrae.com.br). Ao entrar em contato com a produção, a pessoa receberá um certificado de participação do Sebrae, concorrerá a prêmios e poderá tirar dúvidas. "Encaminharemos as questões às unidades do Sebrae nos estados, que entrarão em contato com o ouvinte para tirar suas dúvidas", explica Clarice. Sindicatos e rádios comunitáriasAs unidades estaduais desenvolvem ações para divulgar o programa. O Sebrae no Espírito Santo, por exemplo, tem feito contatos com sindicatos rurais para que eles informem os agricultores sobre o ?A Gente Sabe A Gente Faz ? Agronegócio?. "Os sindicatos estão constantemente como produtor rural. É o meio mais fácil de chegarmos ao agricultor", diz Bárbara Soresini, gestora do ?A Gente Sabe A Gente Faz ? Agronegócio? no Espírito Santo. O Sebrae/ES também firmou parceria com 25 rádios comunitárias para veiculação do programa apresentado por Rolando Boldrin. Algumas das emissoras levarão a produção ao ar em horários adicionais, durante o dia e nos fins de semana. Já o Sebrae em Pernambuco utilizará seu programa de televisão, exibido na TV Tribuna semanalmente, seu portal (www.pe.sebrae.com.br) e a revista Direção Sebrae para divulgar a versão agronegócio do ?A Gente Sabe A Gente Faz?."O programa é muito importante pelo que irá levar de informação às áreas rurais, e quando utilizamos o rádio como veículo de comunicação, o retorno é sempre muito bom", avalia Eduardo Maciel, coordenador de Marketing e Comunicação do Sebrae/PE. Agência Sebrae de Notícias