Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
FARMÁCIA POPULAR
Programa chegará a municípios com IDH menor
WhatsApp

01 de Dezembro de 2012

TEMAS RELACIONADOS:
farmácia popular

O Conselho Nacional de Saúde avaliou distorções na sua execução e aprovou propostas que visam solucionar problemas, como maior investimento no sistema público de saúde.

O programa Farmácia Popular foi criado para facilitar e ampliar o acesso a medicamentos essenciais para o tratamento de doenças de grande ocorrência no país, como diabetes, hipertensão e asma. O público-alvo é a população de baixa renda.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) financia três modalidades: farmácias nas Unidades Básicas de Saúde do SUS (UBS); farmácia pública (sob a gestão do governo federal em parceria com estados e municípios) e farmácias privadas com o nome “Aqui tem Farmácia Popular” (onde o usuário do SUS ou da rede privada paga valor de custo); e o Saúde não tem preço -lista que amplia medicamentos no “Aqui tem Farmácia Popular” (os medicamentos não são pagos).

O Farmácia Popular inclui 19.769 farmácias e drogarias credenciadas, contemplando 3.362 municípios, sendo 1.087 no Plano Brasil sem Miséria. Segundo balanço do Ministério da Saúde, de janeiro de 2011 a agosto de 2012 houve um crescimento de pacientes atendidos. Somente em agosto de 2012 foram 5,31 milhões de atendidos. Enquanto que no período de agosto de 2011 a agosto de 2012 foram quase 14 milhões. Segundo o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson, o programa será ampliado para os municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo. “Essa medida fará com que mulheres e homens do campo reduzam o custo das despesas com medicamentos, que hoje é maior que o das famílias que moram nas cidades. É importante que os gestores da saúde ampliem também a oferta de serviços para a população e assegurem o atendimento de qualidade às consultas, exames e medicamentos”.

José Wilson destaca a importância de divulgar programas como esse. Afinal, por falta de informação, muitas pessoas deixam de assegurar seus direitos e se beneficiar dos serviços ofertados pelo SUS. “Muitas delas deixam de fazer tratamentos preventivos e descobrem a doença em um estágio mais avançado”. Nesse sentido, o dirigente afirmou que é papel do movimento sindical lutar por esses direitos básicos e informar os trabalhadores(as) rurais sobre os serviços ofertados pelo SUS. “Não podemos permitir que haja distorções. Em caso de irregularidades devemos denunciar na Ouvidoria do SUS 136”. AVALIAÇÃO Durante a reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS) de setembro foram apresentados dados da pesquisa da CONTAG com os trabalhadores(as) rurais de 55 a 80 anos: 80% são usuários exclusivos do SUS; 85% avaliaram como regular o acesso a medicamentos; 48% tem gasto para adquirir o medicamento não oferecido pelo SUS; 60% possui renda familiar de até dois salários mínimos; e 15% reivindica a presença do farmacêutico no atendimento.

Como essa reunião tratou das distorções do Programa Farmácia Popular, depois dos debates o CNS aprovou como propostas: deliberar pela inversão do modelo de investimento no programa, garantindo o retorno de recursos para o sistema público; solicitar ao MS que retome o GT de Estruturação da Assistência Farmacêutica; delegar a definição de proposta de atualização da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, a ser apresentada ao CNS; e sugerir ao MS que avalie a possibilidade de uso de analgesia no parto normal como mecanismo para estimular esse tipo de parto.

FONTE: Imprensa CONTAG



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico