Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PROGRAMA BENEFICIA MIL AGRICULT
Programa beneficia mil agricultores do litoral
WhatsApp

05 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
programa beneficia mil agricult

Fortaleza. Pequenos produtores dos municípios de Aracati, Icapuí e Paracuru têm mais uma oportunidade de melhorar o trabalho no campo. Uma parceria firmada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Petrobras e Ematerce garantirá subsídios para que esses agricultores tenham como manter o trabalho na lavoura sem perder a produção, quando chega o período da estiagem, como parte do Programa Terra Pronta. A parceria consiste em conceder tratores, óleo diesel e distribuição de sementes a mil produtores rurais no Interior do Estado. O convênio foi assinado ontem, numa ação de responsabilidade social. Essa parceria terá investimento total de mais de R$ 177 mil em recursos. A iniciativa possibilitará o fortalecimento da agricultura familiar nestes municípios que têm potencial petrolífero. Isso porque o Programa garantirá ao pequeno produtor o preparo mecanizado das terras.

A participação das prefeituras municipais é diretamente relacionada à aquisição de tratores; a Ematerce será responsável pela assistência técnica e, em parceria com os sindicatos, fará a seleção dos produtores para recebimento das sementes que reabastecerão o banco de grãos dos municípios beneficiados; a Petrobras distribuirá combustível para o maquinário que trabalhará as terras. A assinatura do convênio aconteceu na manhã de ontem, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário.

Os municípios foram escolhidos por possuírem atividades de extração de petróleo feito pela Petrobras. De acordo com Jorge Amorim, gerente de produção da Petrobras, é preciso que seja feito um trabalho de responsabilidade social e ambiental com os produtores que residem nas cidades onde a empresa atua. "Faz parte da nossa missão incentivar a agricultura familiar. São municípios que têm destaque na atuação da Petrobras", diz.

Segundo Amorim, a Petrobras irá distribuir, para os mil produtores, 25 mil litros de óleo diesel durante um ano, para que os produtores possam manter o maquinário em funcionamento e tenham como arar o terreno para a produção. O Programa Terra Pronta acontece principalmente neste período, quando se tem a expectativa de chuva intensa no Estado. Para Amorim, é preciso que cada setor cumpra seu devido papel com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento dos municípios. "Vivemos momentos de ampliação de investimentos, de produção, e deve ser acompanhado pelo desenvolvimento de projetos sociais onde a Petrobras atua", diz o gerente de produção.

Esta melhoria não é reconhecida apenas pelo representante da Petrobras. De acordo com o secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, a iniciativa é considerada importante para se pensar na possibilidade de dobrar a capacidade de produção dos agricultores. "É uma forma que eles poderão ter para saber como aproveitar melhor a água e evitar o embrejamento quando se tem a ocorrência de muitas chuvas", avalia. Além disso, Antônio Amorim destaca que a intervenção proposta pela Petrobras vai possibilitar novos meios de trabalhar na lavoura.

Convênio

As melhorias apontadas pelos pequenos produtores rurais de Aracati, Icapuí e Paracuru estão relacionadas às condições de lidar com a agricultura. Muitas vezes, é preciso gastar muito tempo e um pouco de dinheiro para fazer a aragem do terreno e esperar o momento certo para a plantação. No entanto, antes da execução do Programa Terra Pronta, o trabalho realizado manualmente pelos produtores inviabilizava o manejo, além de trazer prejuízos na colheita. Segundo o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), José Maria Pimenta, espera-se que a produção da agricultura nesses municípios não apresente prejuízos.

"Muitos dos nossos agricultores perdem a safra porque plantam na hora errada. E esse convênio vai mudar a realidade desses trabalhadores", diz Pimenta. De acordo com ele, esse já é o segundo convênio assinado com a Petrobras. "Não queremos que a empresa apenas explore o petróleo, mas que ela também possa oferecer uma oportunidade aos agricultores. Quem sabe, no próximo ano, nós podemos firmar uma nova parceria e aumentar a quantidade de municípios atendidos? Ao invés de três, passar para 30 cidades do Interior", destaca José Maria Pimenta.

Programa

O Programa Terra Pronta vai atender a uma área de, aproximadamente, 2.500 hectares do litoral, com a distribuição de 25 mil litros de óleo diesel e 25 toneladas de sementes, o que beneficiará mil produtores que residem na área de atuação da Petrobras. Os municípios beneficiados com o programa são Aracati, Icapuí e Paracuru, onde apresentam atividades desenvolvidas pela Petrobras. Com o Terra Pronta, a Petrobras vai disponibilizar 10 mil litros de combustível para Aracati, 10 mil para Paracuru e cinco mil litros de óleo diesel para Icapuí. O programa será executado ao longo deste ano, nas diferentes propriedades agrícolas dos três municípios.

A execução do programa contará com a participação das Prefeituras Municipais de cada cidade beneficiada, para a locação dos tratores.

MAURÍCIO VIEIRA - Repórter

Mais informações:

Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA)

Av.Bezerra de Menezes, 1820

(85) 3101.8000

www.sda.ce.gov.br FONTE: Diário do Nordeste ? CE



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico