Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PROFETAS DA CHUVA PREVÊEM INVER
Profetas da chuva prevêem inverno bom
WhatsApp

14 de Janeiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
profetas da chuva prevêem inver

enviada a Quixadá

"Inverno" (quadra chuvosa) favorável este ano, com chuvas maiores entre os meses de março e abril. É a previsão dos 30 profetas populares da chuva que se reuniram no município de Quixadá. Eles usam a natureza para as previsões

14/01/2008 00:56

De mãos dadas, eles rezaram. Lourdinha, a única mulher do grupo, iniciava as orações: "Divino Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo de Vossa divina graça". Depois rezaram o Pai Nosso e a Ave Maria. Olhando pro céu, sem nenhum indício de chuva, terminaram o momento de louvor com o sinal da cruz. Era hora de anunciar as profecias. E elas chegaram a um consenso: vai ter 'inverno' sim, embora tardio, lá pra março e abril. Mas vai ser melhor do que no ano passado. A previsão é dos profetas populares da chuva que fizeram o seu encontro anual em Quixadá, no Sertão Central.

No XII Encontro, último sábado, debaixo das árvores numa área bem pertinho do Cedro, o histórico açude que o imperador dom Pedro II mandou construir no fim do século XIX, o grupo de 30 profetas anunciou a boa nova: 2008, diferente dos anos terminados em 8, vai ter chuva suficiente para plantar e colher. A maioria está otimista com o que chamam de "inverno". Na verdade, falam da quadra chuvosa que, historicamente, começa no próximo mês e vai até maio.

Diferente do ano passado, os profetas não contaram com a presença de meteorologistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nem com a do professor Caio Lóssio Botelho, doutor em planejamento regional e geografia integral que estuda os fenômenos da região semi-árida.

O geógrafo enviou uma carta ao organizador do encontro, Helder Cortez, pedindo desculpas pela ausência, por motivo de viagem. Mas mandou a previsão por escrito concluindo que "o ano de 2008 será considerado um ano de chuvas". Já a equipe da Funceme anuncia para o período de quarta-feira, 16, a sexta-feira próxima, um workshop, em Fortaleza, para fazer a avaliação da quadra chuvosa.

A novidade do encontro foi a presença dos novos profetas. Até crianças que estão aprendendo com os pais e avós a observar a natureza e fazer experiências em determinadas épocas do ano para prever a chuva. "É um prazer está no meio de vocês, profetas, pessoas que conhecem e fazem a previsão das chuvas. Estou aprendendo com meu avô os ensinamentos e também vou ser um profeta popular", disse orgulhoso Renato Lino de Sousa Neto, 13, que acompanhou o avô Renato, 60, agricultor que aprendeu, também menino, a observar as árvores para fazer previsões.

Antônia Catarina Tavares da Silva, 12, está aprendendo com o pai Antônio Silva, no sertão do Custódio, em Quixadá, a observar os insetos e pássaros. "O inchu (colméia de forma globosa de abelha) quando enche de mel é sinal de chuva boa". E o que pai e filha prevêem são açudes cheios com as precipitações que anuncia no período da segunda quinzena de fevereiro até a primeira quinzena de maio. "Até o Cedro (que está com 8,1% de sua capacidade de 126 milhões de metros cúbicos de água) vai pegar muita água", diz Antônio e Catarina concorda.

O profeta Erasmo Barreira, de Cipó dos Anjos, a 50 quilômetros da sede de Quixadá fez uma homenagem ao pai José do Pino que completou 100 anos no último dia oito. "Foi ele que me ensinou a fazer as profecias do 'inverno' e, este ano, posso dizer com segurança depois de observar as plantas e o inchu, que vai ser bom, muito melhor do que no ano passado".

Mesmo com a saúde abalada, a voz fraca, Chico Mariano, um dos mais antigos profetas populares de Quixadá foi ao encontro e apresentou seu sucessor: André Luis Rabelo Lopes, 18. "Nós vamos ter 'inverno'. Este mês (janeiro) com pouca chuva, mas vai chover em março e abril. Dá pra criar legumes. Não é muita água, mas dá pra plantar e pra aumentar a água do Cedro (o açude)". André se disse orgulhoso de ter sido escolhido como sucessor de Mariano, "que é um homem culto".

Profetas de outros municípios como Luiz Gonzaga, de Camocim, que observa a circulação dos ventos, e Antônio Plácido Pinto, de Fortaleza, que estuda meteorologia há 20 anos, também foram ao encontro e anunciaram chuvas a partir de março. José Lázaro da Silva, de Jaguaruana, e Raimundo Marques, de Capistrano, também disseram que este será um ano com melhor quadra chuvosa do que em 2007.

E-MAIS

O segundo sábado do mesmo de janeiro é considerado o dia do profeta popular. Para fazer as previsões, ele se baseia em métodos de observação da natureza que aprenderam com seus antepassados. Há os que fazem previsões através do comportamento das formigas e abelhas, dizendo que se esses insetos começam a produção nos meses de agosto e setembro as chuvas já começam em janeiro.

Os profetas também observam a vegetação, a posição das estrelas, da lua, a cor do sol e das nuvens, a circulação dos ventos, além do comportamento e o canto dos pássaros. O encontro anual dos profetas da chuvas é promovido pela Câmara dos Diretores Lojistas de Quixadá e tem o apoio da Prefeitura de Quixadá.

No encontro do último sábado, foram homenageados os parceiros do encontro como o vice-prefeito de Quixadá, Francisco Cristiano Maciel de Goes, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Jorge Leite Rabelo e o deputado federal José Pimentel (PT). Pimentel disse que "precisamos de um ?bom inverno? (quadra chuvosa) para inaugurar a usina de biodiesel de Quixadá, pois depende da chuva para a produção da mamona. Também anunciou recursos do Governo Federal de R$ 12 bilhões, este ano, para o Programa da Agricultura Familiar. FONTE: O Povo ? CE



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico