Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PRODUTORES TENTAM REDUZIR RESER
Produtores tentam reduzir reserva legal
WhatsApp

13 de Janeiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
produtores tentam reduzir reser

Ministério tenta fechar o cerco a desmatadores, mas medidas esbarram no caos fundiário e na resistência de criadores e políticos locais

DA ENVIADA A SÃO FÉLIX DO XINGU

Pecuaristas, representantes de frigoríficos e autoridades locais dos municípios que mais desmatam a floresta amazônica pressionam o governo a aumentar de 20% para 50% o limite de abate de árvores nas propriedades da região. Eles se mobilizam contra a mais recente ofensiva do governo para tentar conter o desmatamento.

Às vésperas do Natal, decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra Marina Silva (Meio Ambiente) proibiu a concessão de crédito por bancos oficiais e a comercialização de produtos de propriedades que não comprovem a preservação de 80% de reserva legal de floresta -percentual fixado há mais de dez anos e reiteradamente descumprido pelo setor produtivo.

O decreto também prevê a suspensão de atividade de quem comprar, intermediar, transportar ou comercializar produto produzido em áreas desmatadas ilegalmente. O alvo da medida seriam os frigoríficos, que ampliam suas operações na Amazônia.

Uma única unidade no sudeste do Pará abate e processa, em média, mil cabeças de gado por dia. A origem dos bois não é plenamente rastreável.

"A intenção do governo ao responsabilizar a cadeia produtiva é estabelecer ações que possam levar à regularização das atividades", disse Bazileu Margarido, presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). No caso da pecuária na Amazônia, o decreto induz ao aumento da produtividade como forma de conter o desmatamento, avalia.

A taxa média de ocupação dos pastos na região é de apenas 1,4 cabeça por hectare. Há propriedades com mais de dois hectares de pasto por boi.

Presidente da Comissão da Amazônia Legal da Confederação Nacional da Agricultura, Carlos Xavier reconhece que a taxa é baixa. O ideal seriam entre três e quatro cabeças de gado por hectare, calcula.

Até o final do mês, o Ministério do Meio Ambiente editará uma "lista suja" de 30 a 35 municípios campeões de derrubada. São Félix é presença certa. Os proprietários de terras desses municípios terão de recadastrar seus imóveis, que passarão a ser monitorados.

"Fora das áreas indígenas e das unidades de conservação, 80% das propriedades estão desmatadas e a maioria só planta capim", estima o secretário da Agricultura de São Félix do Xingu, Marcos Aurélio Pereira, outro crítico da ofensiva do governo. "Esse decreto inviabiliza o desenvolvimento do sul do Pará", sentencia.

Recém-chegado de Goiás para criar gado no Pará, o secretário mobiliza colegas de municípios vizinhos na pressão para aumentar o limite legal de desmatamento na região.

O decreto terá de lidar com uma complicadíssima situação fundiária nas fronteiras do desmatamento. Em São Félix, o cartório passou por intervenção e a titular foi afastada por fraudes. A maioria dos títulos de propriedade de terras -supostamente falsos- está bloqueada há um ano e meio.

Na época do bloqueio, documento assinado pela corregedora de Justiça das comarcas do interior, Osmarina Nery, deu uma dimensão da grilagem de terras no Estado. "Há vários municípios do interior com áreas registradas que superam em uma, duas ou mais vezes a sua superfície territorial."

Tido como maior proprietário de terras no município campeão em desmate, Luiz Pereira Martins -ou Luiz Pires, como é conhecido- não possui títulos em seu nome, segundo o oficial substituto do cartório, Luiz Bezerra da Silva. Ele já foi acusado de explorar mão-de-obra escrava de 189 pessoas, além de ter recebido multa milionária por desmatamento ilegal.

Na última campanha de recadastramento de gado no município, Martins aparece como dono do maior rebanho: 32 mil cabeças, segundo a Adepará (agência estadual). Os números são baseados em informações dos proprietários e são, por isso, considerados incertos. (MS) FONTE: Folha de São Paulo ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico