Os produtores consideram essa abertura da estrada de fundamental importância para o escoamento da sua produção
Produtores das comunidades do seringal Itamarati, colocação Massaranduba, Velho e Novo Areal, Mirador e outras comunidade adjacentes, se reuniram com o prefeito Nilson Areal, vereadores de Sena Madureira, representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e deputados para reivindicar a abertura dos 38 quilômetros de estrada que faltam para ligar àquelas comunidades a ao município de Sena Madureira. Os produtores consideram essa abertura da estrada de fundamental importância para o escoamento da sua produção.
Apoiando a reivindicação, o vereador Manoel Augusto (PR), apresentou o projeto e, nele, relata que em decorrência da distância que residem estes produtores rurais, a Transacreana é a única estrada possível de ser utilizada. Esse único acesso ao município tem mais de 500 quilômetros e, a exemplo dos moradores das margens do Yaco, no período do verão gastam mais de 6 horas para chegar à cidade.
O projeto para a abertura da estrada está avançando. O Incra já fez o mapeamento dos 38 quilômetros de estrada. Nesta terça-feira, 12, os produtores se reuniram com o diretor do Deracre, Marcos Alexandre, para propor parceria na execução dos trabalhos. O diretor demonstrou interesse no projeto da comunidade porque considera importante a estrada para a população e ficou com o compromisso de avaliar o projeto.
O produtor rural Gilberto Pereira, morador no seringal Campo Ozório afirmou que é muito bom ver Governo do Estado, prefeitura e Governo Federal, somando esforços para tornar realidade o sonho dos produtores.
O prefeito Nilson Areal, que acompanhou os produtores na reunião com o Deracre, declarou que esta luta não é fácil, mas que essa iniciativa significa um grande avanço para que os trabalhos comecem.
Márcio Farias
Agência de Notícias do Acre FONTE: Agência de Notícias do Acre ? AC