Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PRODUTORES DE IBATEGUARA RECEBE
Produtores de Ibateguara recebem orientação para produzir mamona
WhatsApp

21 de Janeiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
produtores de ibateguara recebe

Nesta terça (22), agricultores dos municípios da Zona da Mata e um consultor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Meio Norte/Campina Grande), se reúnem na Fazenda Imprensa, em Ibateguara (AL), para analisar as oportunidades e os entraves da produção de mamona na região.

Junto com os produtores, o especialista em cultura de oleaginosas, Napoleão Esberadt, visitará plantações da região, observando as práticas de cultivo, o solo e o clima, visando detectar erros e buscar soluções para os problemas que dificultam a disseminação da cultura no município.

A ação, chamada Dia de Campo, faz parte do Programa de Biodiesel do Estado de Alagoas (Probiodiesel/AL), criado no final de 2005 com o objetivo de incentivar plantação da mamona, consorciada com feijão e outras culturas, visando à produção do biodiesel, com foco na industrialização e comercialização.

Com a parceria de instituições como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), os produtores vem sendo orientados e sensibilizados a investir na cultura como alternativa a geração de ocupação e renda. Por meio do programa eles também recebem capacitação em associativismo, gestão e empreendedorismo, além assistência técnica.

De acordo com a gestora da Cadeia Produtiva do Biodiesel do Sebrae/AL, Rita Gonçalves, no primeiro semestre de 2008, o Probiodiesel estará focado no estabelecimento e expansão da cultura da mamona. Além disso, o decreto sancionado pelo governo federal, vigente desde 1º de janeiro desse ano, obrigando as distribuidoras a incluir 2% de biodiesel (B2) à composição do diesel fóssil será uma oportunidade de atrair mais investimentos para o setor. "O mesmo decreto prevê que, em 2013, sejam acrescidos 5% (B5) de biodiesel ao diesel. Por isso, aqui em Alagoas estamos nos concentrando em ações de fomento à produção para atender essa crescente demanda", afirmou Rita Gonçalves.

No Brasil, a produção de biodiesel beneficia 100 mil famílias. Em Alagoas, cerca de 400 agricultores são atendidos pelo Programa de Biodiesel, o que atinge aproximadamente 1.600 habitantes de 33 municípios das regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão de Alagoas, de acordo com o Zoneamento de Aptidão e Risco Climático para a Cultura da Mamona no Estado de Alagoas, realizado pela Embrapa.

São parceiros do Probiodiesel/AL, o Governo do Estado, Sebrae/AL, a Federação dos Trabalhadores em Agricultura de Alagoas (Fetag), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Fundação da Agricultura e Pesca de Alagoas (Faeal), Indústria de Óleos e Vegetais de Alagoas (OLEAL), Embrapa, Banco do Brasil, Federação das Indústrias de Alagoas (FIEA/AL), Banco do Nordeste (BNB), Fundo de Amparo à Pesquisa no Estado de Alagoas (Fapeal), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico; do Planejamento e do Orçamento; da Ciência, Tecnologia e Inovação; além da Agricultura e Desenvolvimento Agrário. FONTE: Alagoas em Tempo Real ? AL



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico