Nessa temporada, que vai até o dia 15 de março, há 52 bancas e cerca de 46 pequenos produtores vindos de várias localidades do Rio Grande. Desses, três são de fora da cidade e trazem produtos que não são encontrados na cidade. No local, o consumidor encontra pescado, hortifrutigranjeiros, produtos coloniais, plantas e a jurupiga, entre outros.
Há seis anos participando da feira, o produtor Carlos Luis Cabreira vende queijos, cucas, bolachas e doces no local. Ele conta que, desde o iniciou desse ano, sábado foi o maior movimento, mas acredita que deve melhorar ainda mais em janeiro com a chegada de mais veranistas. "No ano novo, aumenta bastante o número de pessoas na praia. Na verdade, a temporada se inicia mesmo agora", afirma.
Seu Jadir Lima da Silva vem da Ilha dos Marinheiros há 10 anos para comercializar hortifrutigranjeiros que produz em sua propriedade. Segundo ele, a feira ainda está engatinhando neste ano. "O melhor movimento foi neste sábado, antes ainda estava parado. Mas acho que a partir da próxima semana haverá maior procura", afirma.
Já na banca de Patrícia Oliveira Duarte, por volta das 10h30min, não havia mais pescado para vender. Ela e o marido, Áureo Duarte, são da vila da Quinta e há seis anos comercializam peixes e frutos do mar na Feira do Produtor.
De acordo com Jesus Carrasco, a partir de janeiro, a Secretaria de Agricultura estará disponibilizando um caminhão a produtores que não possuem condições de ir até o local. O secretário em exercício afirmou ainda que a feira, além de oportunizar ao pequeno produtor divulgar e comercializar os produtos, é um ponto de integração e convivência entre a comunidade e veranistas que vêm de fora. "Muitos já são clientes fiéis e todos os anos - quando vêm ao Cassino - vão à feira. A maioria que conhece sempre volta", ressalta.
A Feira do Produtor é uma realização da Ascar/Emater - RS em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Comissão de Feirantes. Na última temporada, participaram 48 agricultores em 52 bancas, sendo que a comercialização atingiu 174.419Kg, propiciando uma receita de R$ 381.872,89. A feira ocorre todos os sábados das 7h às 13h30min, na avenida Atlântica.
Melina Brum Cezar FONTE: Agora ? RS