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PRODUTORES BUSCAM NOVOS MERCADO
Produtores buscam novos mercados
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12 de Fevereiro de 2008

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A Feira também foi importante para divulgar o pequeno produtor potiguar. Presidente da Associação dos Produtores da Comunidade de Pau Branco, Ubiratan Carvalho foi representando os pequenos produtores e à busca de espaço no mercado internacional. O projeto, uma parceria do SEBRAE, COEX, Prefeitura de Mossoró e Governo do Estado, envolve pequenos produtores da agricultura familiar que cultivam melão e melancia e buscam promover o comércio justo com sua inserção no mercado internacional da fruticultura. Atualmente apenas oito produtores fazem parte do projeto, mas a expectativa é de aumentar a participação para 30.

Em meados de 2007, a Associação, que já trabalha atendendo ao mercado de estados como o Ceará e a Paraíba, enviou amostras da produção do fruto para um importador na Inglaterra que se interessou pela história do projeto e os convidou para negociarem a possibilidade de um contrato para exportação do melão e da melancia. O encontro, marcado para acontecer hoje em Londres, será o primeiro passo para a entrada no mercado internacional dos pequenos produtores da Associação. ??Esperamos atuar no mercado internacional e conquistar nosso espaço na exportação do nosso fruto??, destaca Ubiratan. Ainda segundo o Presidente da Associação, apesar dos produtos terem um preço mais elevado do que os outros concorrentes, desperta o interesse dos compradores pelo lado social que o projeto envolve.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Marcelo Rosado, que também participou da Feira, a proposta do projeto é inovadora. ??Buscamos um comércio justo, onde a proposta de aquisição por um preço mais elevado do que foi produzido pelo pequeno produtor é sustentável e só assim teremos amanhã uma organização dos pequenos em igualdade com os grandes??, destaca Rosado.

A associação espera agora a finalização do processo para adquirir o selo ??Comércio Justo e Solidário?? que busca maior eqüidade no comércio internacional. O selo trata-se de uma estratégia mundial para a diminuição da pobreza e de fortalecimento do desenvolvimento sustentado, à medida que propicia uma visão estratégica de inclusão social e econômica. Com o selo, empresários do mundo inteiro tem a garantia que estarão comprando produtos de qualidade e que beneficia o pequeno produtor. FONTE: Diário de Natal ? RN



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