16-Jan-2008
Em 2006 o município de Catuípe integrou-se a um projeto de produção de pepino com a finalidade de destinar o produto para a indústria. Assim, surgiu uma nova alternativa de renda aos agricultores, bem como, a possibilidade da diversificação da produção agrícola no município.
Este novo projeto incentivou principalmente os pequenos produtores que integram o Programa Nacional da Agricultura Familiar( Pronaf). O projeto foi desencadeado através de uma parceria com entidades locais e com o apoio da Administração Municipal. Os contratos de financiamento para a construção das estufas foram enquadrados nas linhas de crédito do Pronaf e hoje 9 produtores fazem parte do grupo de produção.
No total são 10 estufas em produção no município e neste ano será ampliada para 11 unidades A equipe da Secretaria da Agricultura do município, a qual também faz o acompanhamento técnico da cultura, informou que a quantidade média de produção de uma estufa de pepino é de 3,4 t por safra, sendo que no ano ocorrem duas safras. Isso quer dizer que por safra o município produz 34 toneladas de pepino que é destinado para a Indústria Conserva Missões instalada em Santo Ângelo..
O início da produção ocorreu em 2007, com duas safras, e nesta segunda quinzena de Janeiro os produtores começam a realizar o plantio para a primeira safra de 2008. FONTE: Rádio Progresso de Ijuí ? RS