Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PRODUÇÃO DE CACAU FINO GANHA ES
Produção de cacau fino ganha espaço na Bahia
WhatsApp

20 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
produção de cacau fino ganha es

Um novo tipo de cacau, manejado sob cuidados dignos das mais valorizadas uvas, vem ganhando impulso no mercado baiano. Trata-se de um cacau que gera, para quem produz, o dobro do lucro obtido com o fruto tradicional. Hoje, dez produtores estão nesse mercado e, por conta da alta rentabilidade, a produção do chamado cacau fino cresceu, entre 2005 e 2007, 130% e chegou a 70 toneladas, segundo a Associação dos Produtores de Cacau Fino (APCF).

João Tavares é um dos que apostaram no negócio. Cansado de enfrentar perdas nas safras por conta da vassoura-de-bruxa, que reduziu drasticamente a produção, ele resolveu buscar compradores que produzam um chocolate de alta qualidade e, para isso, demandem um cacau também melhor. Durante quatro anos pesquisou técnicas de manejo do cacau e leu tudo a respeito da fermentação para aprender como o processo pode alterar o sabor da semente.

O esforço valeu a pena. Ele conseguiu entrar em um mercado que tem como principais fornecedores República Dominicana, Equador e Venezuela. Tavares vende suas amêndoas para Pierre Marcolini, chocolateiro belga que, em 1995, ganhou o primeiro lugar no campeonato mundial de doces e, em 2000, levou o prêmio na versão européia da competição. Agora, Tavares está sendo sondado por compradores americanos.

A diferença entre o cacau comum e o chamado "fino", certificado pela APCF, está na seleção dos frutos e na maneira como ele e suas amêndoas são manipulados. Apenas 40% do cacau colhido por Tavares é vendido como especial, pois a seleção dos frutos é criteriosa.

Os custos desse manejo não são maiores que os do tradicional, mas a arroba do cacau fino é vendida pelo dobro do preço do comum. Já o quilo do chocolate produzido com a semente selecionada chega a custar R$ 120, cerca de quatro vezes o valor do chocolate fabricado com o cacau não selecionado.

No manejo, há um cuidado todo especial na remoção das sementes. A quebra do fruto é feita com facão e precisa ser cautelosa para não cortar a sementes. As amêndoas sem cotilédone, ou seja, que só têm casca, são descartadas. O mesmo acontece com as que germinaram. No processo de manejo do cacau comum, todas essas sementes são levadas para a secagem e fermentação.

Iniciativas como a de Tavares são poucas, mas a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) quer mudar isso. Além de estimular os produtores por meio de cursos para ensinar como fazer o cacau fino, quer dar condições para que processem as amêndoas.

No fim de abril Itabuna ganhará uma incubadora onde os agricultores poderão processar cacau e fazer massa e líquor, matérias-primas para o chocolate. Em Ilhéus, o plano é mais ambicioso e a pequena fábrica a ser instalada pela Ceplac até o fim do semestre poderá produzir chocolate. "A unidade é pequena, mas já é um começo para os agricultores começarem a tentar entrar nesse mercado", diz Raimundo Camelo Mororó, pesquisador da Ceplac.

Os cochos utilizados para a fermentação do cacau fino são menores do que os normalmente usados pelos produtores. Comportam cerca de 500 quilos de sementes, ao invés de 900 quilos. Com menos sementes no recipiente, é possível controlar melhor a fermentação e permitir que a temperatura seja mais homogênea. O tempo de fermentação é maior: entre cinco e sete dias. Na produção tradicional, feita por cerca de 25 mil cacauicultores no Estado, o tempo é de dois a três dias.

O segredo do cacau produzido por Tavares está principalmente na fermentação. Ele não abre o jogo, mas é por meio dela que consegue obter amêndoas com quatro diferentes "sabores": frutado, florado, amendoado e um que lembra coco.

O sabor mais vendido é o frutado, desenvolvido em parceria com uma fábrica de chocolates de Santa Catarina, a Nugali. A empresa tem quatro anos e só produz chocolates com pelo menos 60% de cacau. Não há a adição de gordura vegetal, como na maioria dos chocolates, e utiliza-se pouco açúcar. Com o cacau fino, a Nugali faz um chocolate chamado Serra do Conduru, região onde fica a fazenda.

Maitê Lang, diretora de operações da Nugali, conta que esse chocolate é um produto 100% nacional e chamado "de origem", por ser feito com cacau de uma única fazenda. Foi lançado em outubro de 2007 e é vendido em pequenas barrinhas de 85 gramas. Por ora, só para o mercado nacional. "A aceitação está sendo muito boa", diz. A procura por chocolates com alta porcentagem de cacau e ricos em flavonóides, substância com propriedades antioxidantes que ajuda na prevenção do câncer e doenças cardiovasculares, fez a receita da Nugali crescer 50% desde 2004. Em 2007, foram produzidas 100 toneladas, e a expectativa é de novo crescimento forte este ano.

O cacau fino está longe de ser a panacéia para os problemas da cultura na Bahia, mas pode ajudar alguns fazendeiros a aumentarem sua renda com a lavoura. "É a mesma historia do vinho. Nem todos vão conseguir fazer um cacau de qualidade, é preciso dedicação. Mas é uma alternativa", diz João Tavares.

Para Mororó, da Ceplac, não adianta querer que todos os produtores passem a produzir esse tipo de cacau. "Não há mercado para isso. E ainda que exista, é competitivo e exigente. Podemos, porém, começar a explorá-lo e a impulsionar novos produtores". FONTE: Valor Econômico ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico