A secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas, tomou posse ontem (28) no Conselho Nacional do Proambiente (Programa de Desenvolvimento Socioambiental da Produção Familiar Rural), que realiza sua terceira reunião em Brasília. O objetivo da reunião é avaliar o desenvolvimento do programa diante do novo cenário político e a retomada do debate entre o governo e a sociedade civil.Durante a reunião, foi apresentada a proposta para que os produtores rurais que conservarem e recuperarem recursos naturais possam receber pagamento por esse serviço. É o que prevê um projeto de lei que o governo pretende enviar ao Congresso Nacional.
A idéia já está sendo aplicada no projeto piloto do Proambiente que destina recursos a agricultores familiares que preservam o meio ambiente na Amazônia. "Com essa renda, aquelas famílias conseguem derrubar menos (árvores), manter reserva legal, áreas de preservação permanente, recuperar nascentes e até algumas áreas degradadas, evitar o uso do fogo quando da feitura de suas rochas", disse a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Segundo Alessandra Lunas, a lei será um dos instrumentos para fortalecer as atividades da agricultura familiar. Entretanto, ela enfatizou que é preciso também investir em assistência técnica, recursos para financiamentos e criação de políticas públicas conjuntas de vários ministérios do governo.Agência Contag de Notícias com informações da Agência Brasil