O Programa de Desenvolvimento Socioambiental da Produção Familiar Rural (Proambiente) vai atender uma série de exigências da Contag para a execução de projetos de assistência técnica e extensão rural (ATER). Após reuniões ocorridas no mês de julho com representantes do MDA, ficou definido que as prestadoras de serviço da rede Proambiente devem apresentar propostas de acordo com a necessidade de cada pólo.
No caso do Pólo Bico do Papagaio (TO), deverá ser assegurada a manutenção da equipe durante um ano, mesmo que a ação ultrapasse o valor destinado pelo MDA. O programa vai garantir a prestação de serviço a todas as famílias inscritas, independente de serem assentadas da reforma agrária ou não.
O objetivo do Proambiente é promover o planejamento integrado da unidade de produção familiar. O programa permite às populações locais conciliar a produção rural com a conservação ambiental.
O Proambiente nasceu no Grito da Amazônia 2000 e foi implementado em 2003 como política pública do Plano Plurianual (PPA). O programa foi, posteriormente, estendido para todos os biomas brasileiros e vem quebrando o paradigma vigente de ocupação e produção familiar. FONTE: Danielle Santos