Dirigentes da CONTAG e das FETAGs estão reunidos em Brasília, nos dias 6 e 7 de agosto, para a reunião do Conselho Deliberativo da CONTAG. A abertura ocorreu nesta manhã e, em seguida, foi feita uma breve avaliação do 20º Grito da Terra Brasil, realizado em maio desse ano, de forma descentralizada em todo o País.
Na abertura política, o presidente da CONTAG, Alberto Broch, destacou as ações já realizadas nesse ano, como o Grito da Terra Brasil, os Festivais Regionais da Juventude Rural, além do término do 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR) no Conselho Deliberativo Extraordinário Ampliado, que ocorreu em março. “Também já estamos nos preparativos e expectativas com as ações de 2015, como o Festival Internacional da Juventude Rural, a Marcha das Margaridas 2015 e a Plenária Nacional de avaliação do mandato”, antecipou o dirigente.
Alberto Broch iniciou a avaliação GTB. O presidente destacou as ações grandiosas nos estados, mobilizando cerca de 50 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais em todo o País. “Conseguimos deixar a marca do movimento, garantimos avanços nas negociações, uma boa repercussão junto à imprensa, e em 60 dias fomos recebidos duas vezes pela presidenta Dilma – entrega e resposta à pauta”, destacou. Broch deixou, ainda, a sugestão para que o Conselho discuta a possibilidade de criar uma sistemática de acompanhamento da efetivação das respostas à pauta do Grito da Terra Brasil junto ao governo federal.
As federações também avaliaram e fizeram observações sobre a estratégia da descentralização e sobre as ações e negociações. No geral, avaliaram que foi uma estratégia acertada, mas que a cada ano o Conselho avalie o cenário político para definir o melhor formato.
Antes do almoço, a secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Mazé Morais, deu um informe sobre o Festival Internacional da Juventude Rural, previsto para o final de abril de 2015.
Depois do almoço será iniciado o debate sobre Estrutura e Organização Sindical, tema a ser trabalhado durante toda a tarde.
Às 18 horas, haverá o ato de assinatura do Acordo de Cooperação do Ministério da Previdência Social com a CONTAG relativo ao Cadastro do Segurado Especial, com a presença do ministro Garibaldi Alves Filho.
Amanhã (7), a programação será iniciada com o informe sobre a Marcha das Margaridas 2015. Em seguida, haverá uma apresentação das ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito da sustentabilidade político-financeira do MSTTR. Ainda pela manhã serão apresentados os resultados do Projeto Redução da Informalidade por meio do Diálogo Social. Os últimos pontos de pauta do Conselho são o 4º Encontro Nacional de Formação e as Eleições 2014 e Reforma Política.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi