Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PRESSÃO SOBRE SENADORES CONTRA
Pressão sobre senadores contra fim de imposto sindical
WhatsApp

12 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
pressão sobre senadores contra

Maria Lima - O Globo

BRASILIA - Os representantes das centrais sindicais voltaram a fazer marcação cerrada nesta segunda-feira em cima dos relatores do projeto que prevê novas regras para o movimento sindical e acaba com a contribuição obrigatória. Eles passaram duas horas trancados com o relator da matéria na Comissão de Assuntos Sociais, Paulo Paim (PT-RS), que saiu sensibilizado com os apelos para que derrube as emendas aprovadas na Câmara, e jogue a decisão sobre o fim da contribuição para daqui a três meses. Eles entregaram a Paim o protocolo da criação do grupo de trabalho que irá estudar essas alternativas e Paim anunciou que irá incluí-lo em seu parecer.

Nesta terça, eles voltam a se reunir, desta vez com os outros dois relatores, Francisco Dorneles (PP-RJ), da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), e Lúcia Vânia (PSDB-GO), da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Um dos mais pressionados, Paim anunciou para estas terça e quarta a votação nas comissões, e nos dias 27 e 28 de novembro, no plenário. Mas Dorneles não vê a menor chance disso acontecer antes da votação da CPMF e do Orçamento Geral da União.

- Nosso empenho, nessas reuniões, é que seja mantido o acordo do governo, que legaliza as centrais, e convencer os relatores a rejeitar as emendas que tratam da contribuição e da fiscalização do TCU - disse o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, após o encontro com Paim.

O petista disse que conversaria nesta segunda com os outros dois relatores sobre a proposta de adiar a questão da contribuição. Mas já adiantou a sua posição.

- Sou favorável á contribuição negocial decidida em assembléia. Na redação final do meu relatório vou incluir a proposta de daqui a 90 dias os sindicalistas apresentarem uma proposta alternativa. Vou conversar com os outros relatores para buscar um entendimento que contemplaria o protocolo dos sindicalistas - disse Paim.

O principal argumento dos relatores para adiar a discussão, é que a mudança prevista na emenda Augusto Carvalho (PPS-DF) só entraria em vigor em 2011. E até lá teriam muito tempo para buscar uma alternativa de reduçao gradual do imposto sindical.

- Essa discussão sobre o fim do imposto sindical é muito complexa. Não podemos botar para votar antes de chegar a um entendimento. Não adianta fazer isso antes de buscar um grande entendimento - disse Dorneles, anunciando que encaminhará para o grupo de trabalho dos sindicalistas, uma proposta sua de tranformar a contribuição obrigatória em facultativa, de forma gradual.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique dos Santos, negou que haja um receio em relação á possibilidade de os sindicatos serem fiscalizados pelo TCU, como prevê a emenda do líder do PSDB, deputado Antônio Carlos Pannunzio(SP).

- Não há temor algum. Uma coisa é o dinheiro público ser fiscalizado. Mas isso náo pode ser confundido com recursos oriundos dos trabalhadores, que cabe ao Ministério Público investigar - disse o presidente da CUT. FONTE: Globo Online ? RJ



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico