O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do encerramento da Marcha das Margaridas 2007, nesta quarta-hoje (22), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Na ocasião, Lula assinou a portaria que institui o Fórum de Enfrentamento a Violência contra a Mulher na área rural. A assinatura foi acompanhada por 30 mil trabalhadoras rurais.
Lula ressaltou a importância do movimento e da mobilização. "Vocês sabem que quem está hoje na Presidência tem a história parecida com a de muitos de vocês. Então, aproveitem, porque esse é o momento para reivindicar seus direitos", disse. O presidente destacou ainda a importância da participação política das mulheres para o desenvolvimento do Brasil. "Vocês demonstraram em cada ato como são organizadas e têm força. Mas enquanto vocês não estiveram ocupando cargos políticos nos municípios e estados, esse País não será verdadeiramente democrático", afirmou.
Durante o discurso, o presidente garantiu, ainda, que não irá alterar os direitos previdenciários das trabalhadoras rurais. "Se alguém disser para vocês, em qualquer lugar do mundo, que nós vamos mexer no direito dos aposentados brasileiros ou da mulher trabalhadora rural, vocês podem saber, sem olhar na cara, que quem está falando é mentiroso", disse Lula.
O encerramento da Marcha das Margaridas 2007 contou também com a participação das ministras da Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, Nilcéia Freire, e da Secretaria Especial de Políticas de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro; e dos ministros do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e da Saúde, José Gomes Temporão, entre outras autoridades.
Emmanuelle NunesAgência Contag de Notícia