A educação precisa deixar de ser apenas discurso e passar a ser planejada com seriedade e valorização dos profissionais que têm a missão de educar gerações. Esta observação foi a marca do discurso da presidente do Sintero, Claudir Mata, na cerimônia de abertura da Conferência Municipal de Educação, realizada nesta quinta-feira em Porto Velho.
Claudir fez parte da mesa de honra juntamente com o prefeito Roberto Robrinho, a senadora Fátima Cleide (PT), o deputado federal Eduardo Valverde (PT), a secretária Municipal de Educação Epifânia Barbosa, o vereador José Wildes de Brito (PT), o presidente do Conselho Municipal de Educação professor Wilson, além de representantes do Ministério Público e da Seduc.
O Sintero participa da Conferência Municipal de Educação como um da das 45 entidades que aderiram ao debate e às discussões para a elaboração do Plano Municipal de Educação, e com oito membros de sua diretoria como delegados inscritos.
Com a temática "Construindo o Plano Municipal de Educação", o principal objetivo do evento é discutir e avaliar a versão preliminar do Plano Municipal de Educação (PME) de Porto Velho, que foi elaborada por representantes instituições relacionadas ao setor no município.
A programação começou nesta quinta-feira pela manhã e encerra nesta sexta-feira, dia 19/10, somente quando todas as atividades programadas forem concluídas. As palestras, debates e exposições são realizadas no auditório do Colégio Maria Auxiliadora.
A Conferência teve início com a palestra do professor João Monlevad, autor de diversos livros sobre educação e profundo conhecedor do sistema educacional brasileiro. O primeiro dia de trabalho tinha em sua programação a apresentação, discussão e aprovação das propostas das Câmaras Temáticas e apresentação da Câmara da Educação Infantil, Educação no Campo e Ensino Infantil.
Nesta sexta-feira, dia 19/10, apresentarão propostas as Câmaras de Valorização Profissional, Gestão e Finanças, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, seguidas da eleição dos delegados à Conferência Estadual de Educação.
Fonte: Assessoria FONTE: Rondoniagora ? RO