Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
11º CNTTR
Presidenta Dilma assina decreto que institui a Política para os Trabalhadores Rurais Empregados
WhatsApp

06 de Março de 2013


Julia Grassetti
TEMAS RELACIONADOS:
11º cnttr

Durante participação no 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR) na noite desta terça-feira, 5 de março, a presidenta Dilma Rousseff assinou o decreto que institui a Política Nacional para os Trabalhadores Rurais Empregados. Essa é uma reivindicação da 1ª Mobilização Nacional de Assalariados e Assalariadas Rurais, realizada em março de 2012, em Brasília. A assinatura foi bastante comemorada pelos mais de 2.500 trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o país que estão participando do 11º CNTTR.

Outra notícia bem comemorada foi a promessa da presidenta Dilma em acelerar a reforma agrária com terra de qualidade. “Nós queremos que os nossos assentados possam viver da própria terra, por isso não pode ser qualquer terra. Prometo que vou acelerar a reforma agrária com terra de qualidade. Mas, vocês têm que me ajudar e cadastrar todas as famílias para que tenham direito às políticas públicas. Nós juntos vamos mudar essa situação de desigualdade nos assentamentos”, anunciou a presidenta.



Na cerimônia, o presidente da CONTAG, Alberto Broch, destacou em seu discurso a trajetória de lutas da Confederação ao longo dos seus 50 anos e cobrou da presidenta Dilma a realização de uma ampla e massiva reforma agrária, uma política permanente de convivência com a seca no semiárido brasileiro, dentre outras questões. “São muitos os desafios e o nosso movimento não pode e não vai parar de lutar enquanto houver desigualdade e injustiça no campo, através do Grito da Terra Brasil (GTB), da Marcha das Margaridas, do Festival Nacional da Juventude Rural e da Mobilização Nacional dos Assalariados e Assalariadas Rurais. Nessas mobilizações denunciaremos o atual modelo econômico e produtivo que concentra terra e renda, que explora os trabalhadores e degrada o meio ambiente. Ele é totalmente contrário ao nosso projeto político, que visa o equilíbrio entre a produção de alimentos e a preservação ambiental”, afirmou Broch.

O presidente da CONTAG aproveitou a oportunidade para entregar à presidenta Dilma a carta política do 11º CNTTR e do Seminário Internacional sobre a Violência no Campo.



Já a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Carmen Foro, iniciou seu discurso dizendo à Dilma que é uma honra para os trabalhadores e para as trabalhadoras rurais receberem a presidenta no Congresso da CONTAG. Além disso, resgatou a importante luta das mulheres nessa história de 50 anos da Confederação. “A CONTAG faz 50 anos e, na abertura do 11º CNTTR, foram inúmeras as falas que recontaram a nossa história. Este congresso é marcado pelos 15 anos da aprovação da cota de mulheres. Agora, estamos nos desafiando em aprovar neste congresso a paridade de gênero”, enfatizou Carmen. A dirigente também reforçou a importância da implementação de políticas que possibilitem a permanência da juventude no campo.



A cerimônia também contou com a presença de toda a diretoria da CONTAG, do presidente da CUT, Vagner Freitas, do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz e dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência da República), Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), Pepe Vargas ( Desenvolvimento Agrário), Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), e Brizola Neto (Trabalho e Emprego). FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico