Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DIA DO CERRADO
Preservar o Cerrado é garantir a permanência da vida!
WhatsApp

11 de Setembro de 2018


Comunicação CONTAG- Fabrício Martins
TEMAS RELACIONADOS:
dia do cerrado

"Nem tudo o que é torto é errado. Veja as pernas do Garrincha e as árvores do cerrado". (Nicolas Behr)

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando 24% do território nacional, nos estados do Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Paraná, São Paulo e Rondônia, além do Distrito Federal. O bioma apresenta grande variedade de animais em todos os ambientes: mais de 1.500 espécies de animais; 837 espécies de aves, 150 de anfíbios (das quais 45 são endêmicas), 120 espécies de répteis (das quais 40 são endêmicas). Também é composto por uma rica flora, onde são encontradas mais de 534 espécies arbóreas.

O Cerrado ainda contribui de forma significativa para a produção hídrica superficial de oito das doze grandes bacias hidrográficas brasileiras. Estas correm para diferentes porções do Brasil, correspondendo a 78% do montante da bacia dos rios Araguaia/Tocantins; 70% da bacia do rio São Francisco e 48% da bacia do rio Paraná.

Apesar da sua importância, grande parte já foi destruído para dá lugar às plantações de monocultura do agronegócio, a exemplo do Projeto MATOPIBA que é responsável pelo desmatamento e queimadas para criação de campos de soja e pastos na região fronteiriça entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, que tem transformado o Cerrado num dos principais emissores de gases de efeito estufa. Além da devastação do bioma, o Projeto do MATOPIBA também é responsável pela expulsão de agricultores(as) familiares de suas terras. Por entender a importância do bioma e para os povos tradicionais que nele vivem, a CONTAG abraça a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, que reivindica: • Reforma Agrária e regularização dos Territórios Indígenas, Quilombolas e das Comunidades Tradicionais; • Políticas públicas que garantam o fortalecimento da agricultura familiar, baseado na agroecologia, soberania alimentar e desenvolvimento territorial sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, na lógica das práticas tradicionais; • Instituição da Moratória do Cerrado para coibir o avanço dos monocultivos do agronegócio sobre as terras, territórios, águas e povos do Cerrado; • Cumprimento da Convenção 169 da OIT que estabelece o direito à consulta prévia, livre e informada aos povos e comunidades tradicionais sobre o PDA MATOPIBA; etc. A Campanha também defende a aprovação da PEC 504/2010, que transforma o Cerrado e a Caatinga em Patrimônio Nacional, para impedir o desmatamento e o genocídio dos povos tradicionais. “Considerando que os biomas do Cerrado e da Caatinga estão presentes em 14 estados, englobando mais de 30% do território brasileiro, é inquestionável a importância da Preservação desses biomas”, destaca a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros.

Rosmarí afirma que mesmo diante das atrocidades, a CONTAG seguirá na defesa do Cerrado, da Caatinga e de todos os biomas. “Mesmo sabendo que dados mostram que mais da metade da Mata Nativa do Cerrado e 46% da Caatinga já foram desmatados, é importante termos em mente e na prática que a preservação do Cerrado e de todos os biomas é fundamental para uma produção consciente e sustentável, em harmonia com o Meio Ambiente e com manutenção da vida”, afirma a secretária da CONTAG. SAIBA MAIS sobre a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado AQUI

FONTE: Comunicação CONTAG, com informações da Secretaria de Meio Ambiente



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico