Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PREFEITURA PEDE REVALIDAÇÃO DE
Prefeitura pede revalidação de liminar e cria comissão para tentar saída pacífica
WhatsApp

12 de Dezembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
prefeitura pede revalidação de

A Prefeitura de Limeira ingressou na Justiça, durante a tarde de ontem, com uma petição solicitando a revalidação da liminar que deu a reintegração de posse da área do horto ao município. O terreno foi novamente ocupado ontem pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).

O prefeito Sílvio Félix (PDT) convocou ontem uma reunião emergencial com mais de 70 lideranças, entre vereadores, empresários, associações de bairro, sindicatos e religiosos. Da reunião surgiu uma comissão que, segundo Félix, terá a missão de negociar com o movimento uma saída pacífica da área. Se o pedido da Prefeitura for acatado pela Justiça, nova reintegração com o aparato policial deve ser feita.

Demonstrando impaciência com o imbróglio jurídico causado pelo Incra, Félix insistiu que a prefeitura já tem a posse de terreno. Mostrou documentos citando uma ação de expropriação ajuizada pelo município em 1983. "Pela lei, o pedido de reintegração só pode ser requisitado após um ano e meio. O Município ocupa o local há mais de 20 anos e a Justiça Estadual já decidiu a nosso favor", disse, desqualificando as informações do Incra sobre a elevação do processo novamente para a Justiça Federal.

Para reforçar os embasamentos da Prefeitura, Félix mostrou um documento, de 6 de dezembro, do chefe da Unidade Regional de São Paulo do Ministério dos Transportes, Miguel Roberto Ruggiero, pedindo para desconsiderar a notificação do dia 4 de dezembro que exigia a desocupação imediata do imóvel em função da ação expropriatória datada de 1983.

A reunião foi tensa. Félix bradou que podia tomar decisões, mas pediu sugestões. Sustentou que a nova invasão não passa de questões políticas. "O MST está querendo fazer de Limeira um modelo de invasão. Eles querem invadir a região, começando por aqui". O prefeito disse ter informações de que pelo menos mais 30 ônibus do MST virá de Minas Gerais em direção a Limeira. "Podemos ter mais de 2 mil pessoas. É um drama".

A secretária da Saúde, Elza Tank, seguiu a mesma linha, afirmando que a Prefeitura quis ajudar a população na reintegração. "Eles se recusaram. Temos uma problemática política que não quer que as pessoas nem se cuidem". O vereador petista José Carlos Pinto de Oliveira ressaltou que seria preciso levar em conta as interpretações jurídicas do MST e da Advocacia-Geral da União (AGU) de que a área seria da União. Nelson Caldeiras (PT) foi simples na questão dos cuidados. "Eles foram bombardeados"

OPINIÕES

O conselheiro da Ciesp, José Luiz Batistella, ressaltou que, para a entidade, existe o direito da posse pela Prefeitura, mas que o problema de assentamentos é uma questão do País. "Temos de respeitar a população mais pobre e ter preocupação com as mulheres, mas somos favoráveis a uma solução para não atrasarmos mais o novo aterro".

Em seguida, o pastor Jonas Zulske emitiu palavras fortes contra a mídia e contra as pessoas do movimento. "Não têm um pingo de amor pela cidade. A cidade não pode perder essa luta. Não podemos deixar esse povo virar bodes expiatórios para que pessoas de fora arrebentem o nome de Limeira. O padre Arlindo de Gaspari se mostrou favorável a um cadastro das famílias.

O bispo Dom Vílson Dias de Oliveira defendeu que o município deve conversar com o governo federal e estadual, Incra e MST. "Se colocarmos a polícia, poderemos errar pela segunda vez", disse. Ele citou que todos têm direito à terra e citou o exemplo de luta do bairro Ernesto Kühl, que surgiu após uma ocupação. Félix refutou a idéia de novas conversas com o Incra.

O secretário de Planejamento e presidente do sindicato das indústrias de construção, Ítalo Ponzo, fez o discurso mais duro. "A ocupação é um absurdo. A área é urbana desde 1983 e não há o que discutir. Lá não tem água, esgoto, escola ou posto de saúde. O diálogo só será possível após a saída imediata do grupo". Moradora do bairro do Tatu, que pediu anonimato, disse que os vizinhos estão aterrorizados com o MST. "Foram mais de sete meses de tortura". O vereador Marco Cover também disse que o diálogo com o MST não funciona mais e criticou o fórum realizado na segunda-feira na Câmara. "Vieram pessoas de fora para só criticar Limeira".

MUDANÇA NA LEI

Félix anunciou que vai antecipar e enviar à Câmara as diretrizes do plano-diretor para a área do horto, em separado do plano geral. Segundo ele, tudo já foi discutido e prestes a ser enviado ao Legislativo, mas a nova invasão precipitou a decisão. "Será uma alteração à lei 212", explicou. Pelo texto, a área será dividida em três partes: a do aterro sanitário, a industrial e a de preservação do meio ambiente. "Não haverá mais dúvidas quanto ao zoneamento daquela área"

COMISSÃO

A comissão criada por Félix em meio ao fim tumultuado da reunião terá representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Câmara Municipal, entidades empresariais, conselhos, sindicatos, religiosos e associações de bairro. Para o petista José Carlos de Oliveira, a comissão é unilateral e não tem representantes da União, do Incra ou do MST. "Do jeito que está, não haverá diálogo de novo". O tenente Wágner Geromin disse que, se requisitada, a PM fará novamente sua atuação prevista na lei. "Usaremos a tropa, cães, helicópteros, se preciso". A primeira reunião da comissão será hoje, às 10h30, na Prefeitura. Outra idéia sugerida é fazer um cadastro das famílias, mas Félix acredita que, assim como da primeira vez, elas mesmas se recusarão a prestar as informações. (RS) FONTE: Gazeta de Limeira ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico