A agricultura familiar vem gerando oportunidades de renda complementar ao trabalhador do campo. Com o objetivo de promover e agregar valores, a Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento e Turismo e da Diretoria de Agricultura em parceira com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar, vão assinar o convênio para a realização dos Cursos de Capacitação de Agricultura Familiar para micro - produtores que serão promovidos durante o ano de 2008.
Segundo o Secretario de Trabalho, Desenvolvimento e Turismo, Moisés Dias da Silva, o objetivo é incrementar a renda na pequena propriedade rural. "O curso vai possibilitar o resgate à cultura da vida no campo e a valorização dos produtos provenientes da própria agricultura familiar", afirma.
Cerca de 38 associações, divididas em três pólos, vão participar da capacitação. As comunidades beneficiadas são: Aguaçu, Cinturão Verde Pedra 90 e Grande Formosa. O curso vai orientar profissionais qualificando a mão-de-obra local. "Desta forma, estará envolvendo a comunidade em todos os processos e ainda resgatando a auto-estima da população rural, valorizando seus hábitos, costumes e cultura".
O bom desempenho e o fortalecimento da agricultura familiar estão na dependência da capacidade dos produtores e, para isso, a Secretaria oferece os cursos de bovinocultura do leite, turismo rural, avicultura, apicultura, caprinocultura, piscicultura e o curso inédito de associativismo e cooperativismo. FONTE: Jornal Documento/MT - 02/04/08