A prefeitura de Caarapó, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou na tarde do último dia 18 a entrega de máquinas e equipamentos para serem utilizados na Agricultura Familiar. Os recursos foram viabilizados junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Secretaria da Agricultura Familiar e somam R$ 127.593,00.
Foram entregues dois resfriadores de leite, um pulverizador de barra, uma concha dianteira, uma mesa desoperculadora, um decantador de mel, duas centrífugas elétricas, um cilindro alveolador, uma laminadora e uma máquina para sachet. Os equipamentos são administrados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDR), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
A cerimônia foi realizada no pátio da prefeitura e contou com a presença do prefeito Mateus Palma de Farias (PR), do presidente da Câmara de Vereadores, Aparecido dos Santos (PR), do secretário de Desenvolvimento, Roberto Sanches Nakayama, do gerente da agência do Banco do Brasil, Adriano Henrique da Silva Boigues, além de secretários municipais, vereadores, presidentes de associações e outras autoridades.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Sanches Nakayama, este projeto conseguiu melhorar a utilização destes recursos federais, que têm sido de grande importância para os médios e pequenos produtores do município. Outra questão importante é que o projeto conseguiu atender três atividades distintas: a pecuária de leite, a produção de grãos e a apicultura. "A administração municipal está cumprindo seu papel fomentador do desenvolvimento agropecuário, criando situações favoráveis à produção de alimentos através da aquisição de máquinas e equipamentos que facilitam o manejo e diminuem os custos de produção das atividades", disse.
O prefeito Mateus Palma de Farias destacou o esforço de toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento, que está sempre se empenhando em trazer alternativas que venham proporcionar uma melhor qualidade de trabalho e de vida dos médios e pequenos produtores, e ainda os cuidados que são oferecidos no sentido da profissionalização, através das capacitações, e do incentivo à produção.
Mateus falou também sobre as medidas que estão sendo tomadas no sentido de reformar o prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, de outros convênios que foram assinados e sobre a implantação do Centro Integrado ao Trabalhador (CIAP), que irá prestar o atendimento do antigo Banco do Povo. "Outra preocupação nossa tem sido com as condições de trafegabilidade na zona rural, visto que estamos nos preparando para a aquisição de novas máquinas, que possibilitarão à administração trabalhar com mais tranqüilidade e ainda oferecer uma melhor prestação de serviços ao homem do campo", concluiu. FONTE: Agora MS - 22-04-2008