Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EDUCAÇÃO DO CAMPO
Prefeitura de Barbacena fecha sete escolas rurais
WhatsApp

24 de Fevereiro de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
educação do campo

Um decreto publicado pela Prefeitura de Barbacena/MG, no início de janeiro de 2015, determinava o fechamento de sete escolas nas zonais rurais da cidade e a transferência dos seus alunos para escolas do Centro e de bairros da zona urbana do município. Os pais dos estudantes e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais cobraram da Secretaria de Educação uma solução para a transferência dessas crianças, que, segundo os responsáveis, teriam que percorrer grandes distâncias para estudar e ficar expostas a acidentes.

Segundo informações do presidente do STTR de Barbacena, Márcio José da Silva, essas sete escolas atendem cerca de 300 alunos a partir de 4 anos até os que cursam o 4º ano do Ensino Fundamental. O Ministério Públicou foi acionado e, na tarde do dia 30 de janeiro, realizou uma reunião com representantes da Secretaria de Educação. Na época, decidiu-se apenas que o início do período escolar seria adiado. Já no dia 4 de fevereiro, foi realizada uma manifestação de rua no centro de Barbacena reivindicando o não fechamento dessas escolas. “A vontade dos pais é de manter as crianças nas escolas na sua própria comunidade”.

Devido à forte pressão feita pela população, o prefeito de Barbacena, Toninho Andrada, determinou modificações no decreto que determinava o fechamento dessas sete escolas. As alterações foram publicadas no Diário Oficial do Município no dia 5 de fevereiro, um dia depois da mobilização. Segundo o presidente do STTR, as modificações são as seguintes:

- As crianças da escola da comunidade de Serrão, que iriam para a zona urbana, agora serão transferidos para a Escola Rural do Faria.

- Os alunos da comunidade Padre Brito irão para a escola da comunidade de Ponto Chique dos Candendês (comunidade quilombola).

- Os das comunidades de José Luiz e Campestre II irão para a sede do distrito para uma escola estadual.

- Já as crianças da comunidade Campestre I e de Vargem Grande irão para a sede do distrito de Senhora das Dores.

- E as de Torres serão transferidas para a Escola de Palmital.

Segundo Márcio, ontem (23) e hoje (24), a Prefeitura enviou para a comunidade de Serrão 7 ônibus para fazer o transporte escolar das crianças. No entanto, todos os veículos apresentavam irregularidades e foram multados. Os pais estão preocupados com a segurança dos filhos neste trajeto, que é feito em estrada de chão e continuam reivindicando a reabertura das escolas nas comunidades de origem.

O secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves, disse que o prefeito descumpriu as orientações da Lei 12.960/2014, que altera o artigo 28 da Lei 9.394, que diz que o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas será precedido de manifestação do órgão normativo do respectivo sistema de ensino, que considerará a justificativa apresentada pela Secretaria de Educação, a análise do diagnóstico do impacto da ação e a manifestação da comunidade escolar.

Segundo o dirigente da CONTAG, em nenhum momento o prefeito ou representantes da Secretaria de Educação abriram um diálogo com a comunidade e nem com o Conselho Municipal de Educação. “A CONTAG é totalmente contrária a essa atitude arbitrária de gestores públicos de fecharem escolas rurais sem ouvirem a comunidade. Estão agindo contra a orientação do governo federal, é uma atitude antidemocrática e fere a Constituição Brasileira no que diz respeito ao direito de todos(as) à educação.”

Segundo José Wilson, nos últimos 10 anos foram fechadas mais de 27 mil escolas rurais em todo o Brasil. Os principais motivos alegados pelos gestores públicos é a falta de recurso para mantê-las funcionando, com pagamento de salários e fornecimento de merenda escolar. No entanto, segundo o dirigente, os impactos na vida das crianças do campo são enormes, como o abandono aos estudos, riscos de acidentes no trajeto para as escolas mais distantes, perda da cultura da sua região de origem, dentre outras. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico