Um dos maiores problemas enfrentados pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo refere-se ao fechamento de escolas na área rural. Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), entre os anos 2008 e 2014 foram fechadas 29.718 escolas. Essa é uma realidade em todo o País, mas não faltam exemplos também de iniciativas do movimento sindical, do poder público local e das comunidades rurais para evitar que mais escolas sejam fechadas.
No último domingo, dia 27 de agosto, os(as) alunos(as), professores, os pais e toda comunidade de Mata Fria, em Conceição do Castelo/ES, deram um belo exemplo de valorização da escola do campo, realizando o "12° arrasta pé dos alunos da escola".
Depois da escola quase ser fechada há 12 meses pelo antigo gestor, o novo prefeito valoriza a comunidade e fortalece as famílias do meio rural com a manutenção e valorização da escola da comunidade rural de Mata Fria.
“Nós da FETAES nos sentimos honrados com esse belo exemplo a ser seguido pelos gestores que ainda não ouvem a voz da comunidade rural”, expressa a diretora de Políticas Sociais e Juventude da FETAES, Ranielle Bianchi.
A CONTAG já esteve nesta comunidade e parabeniza a todos e todas da comunidade rural de Mata Fria de Conceição do Castelo/ES pela bela iniciativa e pela resistência na luta pela educação do campo.
FONTE: Secretaria de Políticas Sociais e Juventude da FETAES. Edição: Verônica Tozzi - Assessoria de Comunicação CONTAG.