O índice de preços recebidos pelos produtores agropecuários de São Paulo (IqPR) pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) - vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado - permaneceu em alta na segunda quadrissemana de março. A variação foi de 1,87%, sustentada por aumentos médios tanto entre os vegetais (2,05%) quanto no grupo de produtos de origem animal (1,42%).
Dos 12 vegetais monitorados, a banana nanica voltou a liderar o movimento altista. O salto foi de 25,6%, ainda estimulado pelo aquecimento da demanda com o reinício das aulas, depois do carnaval. Também subiram laranja para mesa, tomate para mesa, trigo, café, soja, arroz, amendoim e cana. Houve baixas para feijão, milho e laranja destinada à indústria.
Entre os seis produtos de origem animal pesquisados, o destaque foi a valorização dos ovos (26,04%), influenciada, segundo o instituto, pelo abate de poedeiras em um período de consumo forte. Os demais itens que subiram foram carne suína, carne bovina e leite B. As quedas ficaram por conta de carne de frango e leite C. FONTE: Valor Econômico ? SP