Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PR LIDERA PROPOSTAS DURANTE CON
PR lidera propostas durante Conferência do Meio Ambiente
WhatsApp

30 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
pr lidera propostas durante con

O calor das discussões simbolizou o exercício da democracia

A votação das propostas apresentadas na III Conferência Estadual do Meio Ambiente, realizada em Praia de Leste, no litoral do Paraná atravessou a madrugada deste domingo (30). A participação maciça dos delegados durante os três dias de evento surpreendeu os representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que acompanhavam as discussões.

A primeira votação (propostas que serão levadas à Conferência Nacional do Meio Ambiente) foi encerrada às 4h30 deste domingo.

Segundo o articulador da região Sul da Conferência Nacional do Meio Ambiente, Jeferson Pereira, este foi o evento com a votação mais extensa da região. "E o melhor: com quórum e com qualidade de debates. A plenária era composta por cerca de 80% dos delegados que estavam presentes e credenciados. Foi uma excelente participação dos paranaenses", elogiou.

"Apesar de ter sido cansativo, foi louvável", disse um dos representantes do MMA, Mauro Soares. Segundo ele, a interação e o nível de participação dos delegados é resultado do trabalho integrado entre MMA e Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídrico - que estava simbolizado na condução da mesa, feita pelas duas instituições.

A segunda votação (propostas para as políticas públicas paranaenses) continua na tarde deste domingo (30). O término das discussões está previsto para esta noite.

Outro aspecto destacado por Mauro foram as apresentações culturais que ajudaram a equipe a relaxar e dar continuidade aos trabalhos. "Além de enriquecer os debates, isso fortificou a participação dos delegados neste processo todo. Esta foi uma iniciativa diferenciada das outras conferências realizadas em todo o Brasil e assim o Paraná se destacou em todo o processo nacional", afirmou.

GRUPOS DE TRABALHO - Não foram apenas os representantes do MMA que ficaram satisfeitos com a Conferência; seus participantes que representavam os Movimentos Sociais também aprovaram a forma como o evento foi realizado.

"Essa bela receptividade nos mostra que garantimos que o principal objetivo da Conferência, que era dar oportunidade de participação na formulação de políticas públicas aos mais diversos segmentos da sociedade, foi atingido", destacou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

Para Antônio Laiola, que mora no assentamento Emiliano Zapata (em Ponta Grossa) e representa o MST, o direito de todos apresentarem suas idéias foi respeitado. "As discussões foram muito produtivas e, em determinados assuntos, polêmicas. Mas o que realmente importou é que todos tiveram a chance de expressar suas opiniões", afirmou.

O calor das discussões simbolizou o exercício da democracia, de acordo com a representante de 25 mil famílias associadas à Via Campesina, Indianara Pires. "As discussões foram polêmicas, assim como devem ser em um evento destes onde setores antagônicos se confrontam ideologicamente. Afinal, são pessoas de diversos segmentos e diferentes pontos de vista que colocam seus argumentos para, juntos, decidir o que é melhor para a sociedade", disse.

Segundo a ambientalista Leni Jesus de Oliveira da ONG Povo Novo, de Guapirama, a abertura para os mais diversos segmentos sociais participarem das conferências já havia se consolidado nos eventos regionais. "Ali começou a chance de entidades como a nossa deixarem de apenas criticar, o que é fácil. Esta foi a hora de participarmos do processo de decisão. O governo só ganha pontos com iniciativas como esta", comentou.

Mas, além de discutir políticas públicas, a conferência foi também um espaço de educação ambiental, lembrou Márcio Kokoj, da reserva de Mangueirinha, que representou as comunidades indígenas. "Nós, indígenas, nascemos sabendo que dependemos da natureza para sobreviver e nossa relação com os rios e a floresta, por exemplo, é muito diferente. De maneira instintiva, nós cuidamos destes recursos naturais. Foi isso que tentei mostrar nas discussões em que participei", destacou.

Já Pablo Melo, da Organização Não-Governamental Tudo Verde, de Londrina, fez uma comparação entre a Conferência Estadual do Meio Ambiente paranaense e a realizada pelo estado de São Paulo. "Acompanhamos as conferências nos dois lados do Rio Paranapanema e no lado paulista eles não conseguiram metade do que o Paraná conseguiu, como os debates consistentes", ressaltou. Segundo ele, em São Paulo as propostas foram "simplesmente colocadas na tela e as aprovadas, sem discussões ou novas idéias". FONTE: Tribuna News ? PR



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico