Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
TRABALHO DEGRADANTE
Por trabalho decente na região de Carajás
WhatsApp

04 de Agosto de 2016


Ascom MPF
TEMAS RELACIONADOS:
trabalho degradante

Apesar de ser umas das regiões mais antigas do Pará, Carajás ainda apresenta o maior número de denúncias de trabalho escravo, sobretudo em carvoarias, em áreas de reflorestamento e na pecuária.

Entre as principais irregularidades são apontadas a contratação de mão de obra sem documentação, falta de registro de empregados e ausência de pagamento de salários regulares, acomodação dos trabalhadores em locais sem condições mínimas de conforto, saúde e higiene, ausência de instalações sanitárias e água potável, local impróprio para as refeições e preparação dos alimentos, ausência de equipamentos de proteção individual e utensílios de trabalho, além do isolamento geográfico e servidão por dívida.

E é pensando em resolver toda essa problemática que representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura(CONTAG), Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais(Contar) e a Federação dos Trabalhadores Empregados Rurais do Pará (Feterpa), participam até esta sexta-feira(05 de agosto), da Oficina de Capacitação para o Desenvolvimento da Agenda Regional de Trabalho Decente de Carajás.

"A Oficina faz parte da nossa agenda de estratégias realizada junto a OIT na perspectiva de preparar o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, bem como a sociedade em geral, no que se refere as várias formas de combate ao trabalho escravo, sobretudo nos espaços onde há maior incidência dentro do território nacional, a exemplo do que acontece no Pará", ressalta o secretário de Assalariados(as) Rurais da CONTAG,Elias D'Ângelo.


A Oficina tem como objetivo capacitar atores do mundo do trabalho sobre o processo de elaboração de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente e apresentar o panorama do trabalho decente na região de Carajás, assim como debater sobre a importância da concepção de um Sistema de Indicadores de Trabalho Decente.

“Precisamos fazer essa agenda da OIT sobreo trabalho descente na região. Como CONTAR estamos debatendo consideravelmente e fazendo os acordos junto as empresas. Paralelo as discussões que acontecem aqui na Oficina, seguimos com a organização de Sindicatos específicos para os(as) Assalariados(as) rurais, onde hoje já somos 14 Sindicatos ligados a CONTAR, mas até o final do ano devemos ter 20 Sindicatos em todo o Pará”, destacou o vice-presidente da CONTAR, Raimundo Junior.

Entre as organizações envolvidas estão o Sindicato dos Empregados Rurais dos Municípios de Aurora do Pará, Sindicato dos Empregados Rurais de Bujaru, Sindicato dos Empregados Rurais de Concórdia do Pará, Sindicato dos Empregados Rurais Santa Izabel do Pará, Sindicato dos Empregados Rurais Tomé Açu, Sindicato dos Empregados Rurais de Tailândia, Sindicato dos Empregados Rurais de Redenção, Sindicato dos Empregados Rurais de Benevides, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Curionópolis e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Rondon do Pará.

Mesmo sendo destinada aos municípios da região sul e sudeste do Pará, a Oficina envolve também representantes de todas as regiões do Estado com a finalidade de preparar os demais Sindicatos para acompanhar a discussão do trabalho decente.

Ainda nesta sexta-feira será realizada uma reunião estendida do Grupo de Trabalho Executivo (GTE), responsável pela condução da elaboração da Agenda Regional de Trabalho Decente

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social, foram resgatados 1.010 trabalhadores em 2015 que estavam em condições análogas à escravidão. As 140 operações feitas pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel e por auditores fiscais do trabalho identificaram trabalhadores nessa situação em 90 dos 257 estabelecimentos fiscalizados, segundo balanço do ministério divulgado para marcar o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, lembrado hoje (28).

Mantendo a tendência de 2014, a maioria das vítimas de trabalho escravo no Brasil foi localizada em áreas urbanas, que concentraram 61% dos casos (607 trabalhadores em 85 ações). Nas 55 operações feitas na área rural, 403 pessoas foram identificadas.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico