Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EXPECTATIVA DE VIDA
População de idosos sobe 47,8% em dez anos; eles são 20 milhões no País
WhatsApp

25 de Setembro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
expectativa de vida

Com o aumento da expectativa de vida e a queda da fecundidade, a tendência de envelhecimento da população brasileira se consolidou. O número de idosos aumentou 47,8% em uma década - de 1997 a 2007, o que representou um incremento bem superior ao crescimento da população do País, que aumentou, no mesmo período, 21,6%. Em dez anos, a expectativa de vida do brasileiro aumentou 3,4 anos.

O idoso também se tornou um dos pilares das famílias brasileiras. A contribuição deles representa mais da metade do total da renda domiciliar, sobretudo nas áreas mais carentes. Em média, eles arcam com 53% das despesas nos lares em que há pessoas com mais de 65 anos. Em algumas regiões, como no Nordeste rural, a força econômica dessa renda no orçamento familiar chega a 73%. Do total de idosos, 74,7% vivem de aposentadoria, enquanto 22,5% ainda trabalham. Em 12,3 milhões de domicílios do país, ou 13,5%, há pelo menos um idoso.

"Envelhecer participando da sociedade é mais importante do que envelhecer com saúde", diagnostica Lúcia Cunha, pesquisadora do IBGE, comentando que o papel do idoso como chefe de família, em muitas situações, tira da pessoa a imagem de fardo, o que acaba "melhorando a auto-estima".

Idosa de 93 anos ajuda a sustentar família no Piauí Sem instrução, Antônia Maria da Conceição, de 93 anos, assume a metade do orçamento de sua família. Ela mora com a filha Saturnina Azevedo, viúva, de 53 anos; a neta Maria do Socorro, de 27, o marido dela; e o bisneto Raniel Victor, de 7, numa casa no povoado Nova Olinda, na zona rural de Teresina.

Antônia exerce o papel de chefe de família. Ela conta que, no final do mês, não sobra nada da sua aposentadoria de R$ 415. É que ela ajuda nas despesas da casa, divididas com a filha, que também ganha R$ 415 de pensão como viúva. Antônia não teve direito a ficar com a pensão do marido após a morte do companheiro.

"Mal sobra o dinheiro para a compra dos remédios. O dinheiro que a gente recebe é pouco. Poderia ser um pouco mais", reclama Antônia, que não recebe 13º salário do INSS e nunca soube por quê.

Antônia é o retrato do que as estatísticas do IBGE vêm mostrando, ao constatar que o número de idosos em situação de pobreza vem caindo nos últimos anos, principalmente devido à Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). Aprovada em 1993, ela passou a garantir a concessão do benefício de um salário mínimo para os maiores de 70 anos de idade, pertencentes às famílias com renda mensal per capita inferior a um quarto do salário mínimo. Em 1998, a faixa etária com direito a Loas caiu para 67 anos.

Cinco países respondem por 40,6% dos idosos no mundo O Brasil, juntamente com os outros países dos Brics (Rússia, Índia, China e África do Sul), já responde por 40,6% da população mundial de idosos, segundo as Nações Unidas.

O Brasil tem 20 milhões de idosos, enquanto o tamanho da terceira idade nos Brics é de 273 milhões de pessoas. Dos cinco países que compõem os Brics, apenas a África do Sul não se encontra no grupo dos dez países com maior população idosa do mundo em termos absolutos.

Os idosos no Brasil representam 10,5% da população total, e 83% deles vivem nas cidades. São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades com o maior número de idosos no país: 1,7 milhão e 2,1 milhões, respectivamente. A pesquisa também identificou 2,7 milhões de idosos morando sozinhos em 2007, contra 1,5 milhão, em 1997. FONTE: O Globo



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico