Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POPULAÇÃO BUSCA INTERVENÇÃO EST
População busca intervenção estadual para impedir desocupação de terras
WhatsApp

16 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
população busca intervenção est

Da Redação

Autoridades estaduais, federais e municipais reuniram-se nesse sábado (15.03), com a população de Alto Boa Vista (1.059 km a Nordeste de Cuiabá) em uma audiência realizada pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso, no ginásio de esportes do município, para discutir soluções ao conflito da Gleba Suiá-Missu. A justiça federal do Estado determinou que os cerca de 3.500 habitantes do local, conhecido também como Posto da Mata, deixem suas propriedades rurais e residências. A área é demarcada pelo Ministério da Justiça como território indígena.

A determinação está suspensa desde 2007, mas pode ser cumprida a qualquer momento. Os habitantes locais e o Poder Público Municipal consideram a desocupação inviável. O Posto da Mata conta hoje com toda infra-estrutura pública e particular com diversas benfeitorias. Pelo menos 72% do município seriam prejudicados com a desapropriação. O conflito entre os pequenos produtores e índios da etnia Xavante, que teriam direito às terras, se arrasta há mais de 15 anos. Na audiência foi avaliada a possibilidade de uma intervenção do Governo.

A Comissão Permanente de Defesa da gleba, formada pelos habitantes, apresentou um histórico de documentos a fim de comprovar que não são posseiros e que adquiriram suas terras, no final da década de 1960, dentro da legalidade. A documentação, com cópias entregues a cada autoridade presente, além do levantamento feito pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan-MT) demonstrando os investimentos e desenvolvimento da localidade, inclui xérox da Certidão Vintenaria registrada em cartório e certidão emitida pela Fundação Nacional do Índio (Funai) atestando a não existência de indígenas dentro da área da Suiá-Missu.

A Associação dos Pequenos Produtores Rurais da gleba produziu um vídeo que foi exibido durante a consulta. O filme traz imagens da atual realidade da área mostrando a expansão agropecuária e depoimentos dos produtores e fundadores da Gleba. "Não somos invasores e nem grileiros. Somos pessoas trabalhadoras que lutam", disse o presidente da Associação, Renato Teodoro, lembrando que no Posto da Mata existem duas escolas municipais e uma estadual que oferece ensino a 900 alunos.

O deputado estadual Adalto de Freitas (Daltinho), requerente da audiência, destacou a importância do engajamento e comprometimento de todos os vereadores e, principalmente, da população à luta. "Político nenhum é capaz de defender o povo se não houver luta", declarou o parlamentar, ressaltando ainda a solidariedade da AL e seu apoio para encaminhar a preocupação dos habitantes ao Governo Federal.

A audiência contou ainda com a participação de representantes do Governo do Estado, o tenente-coronel Clarindo Alves de Castro (Casa Militar); professor Eudes Ferreira da Costa (Casa Civil); e secretário de Esportes, Baiano Filho; deputado estadual Sebastião Resende; deputados federais Homero Pereira e Carlos Bezerra; chefe da Unidade Avançada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em São Félix do Araguaia, Ramos Melo; prefeito de Alto Boa Vista, Mário César Barbosa; prefeitos dos municípios vizinhos, presidente da Comissão, Sérgio Augusto; Comando Regional V da Polícia Militar, sociedade e demais interessados.

SUIÁ-MISSU

São 168 mil hectares (ha.) da Gleba Suiá-Missu, ou Posto da Mata, a serem desocupados. Só o plantio de arroz e soja local abrange uma área de 5.960 ha., sendo a produtividade média de arroz de 40 sacas por hectare e a de soja em fase de amadurecimento. Há também pecuária de corte (mais de 64mil cabeças de bovino) e leite (3.018 litros/dia), investimento em fruticultura (1.397.300 pés de abacaxis), banana (17.270 pés) e mandioca (19mil pés).

À margem direita da MT-242 está instalada uma indústria de beneficiamento de leite, o Laticínio Alto Boa Vista Ltda., que produz diariamente 13 mil litros de leite, 1.300 quilos de queijo muzzarela e 110 quilos de creme de leite.. FONTE: O Documento ? MT



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico