Representantes de vários estados se reuniram em Brasília, nos dias 23 e 24 de outubro, para acertar a pauta de políticas sociais do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR). A intenção da secretária de políticas sociais da Contag, Alessandra Lunas, era fechar o calendário de compromisso antes do início das plenárias, que começam em novembro. "Apesar de a gente entrar numa discussão do 10º Congresso, as nossas pautas específicas não param", afirma a dirigente.
O representante da Fetag/PA, José Maria, diz que a reunião já era bastante esperada. "Estávamos de três a quatro meses sem fazer avaliação por causa do envolvimento dos dirigentes no processo eleitoral. Agora, todos estão retomando suas atividades e o momento é muito importante, principalmente, quando se trata de questões encaminhadas no primeiro semestre que ficaram paralisadas", afirma.
O encontro definiu uma nova data para o II Fórum Contag de Educação do Campo. O evento será em julho. Também foi acertada a articulação de seminários com o governo sobre a política de saúde dos povos do campo e a cobrança da regulamentação da lei da previdência rural. Segundo Alessandra Lunas, a proteção infanto-juvenil também estava na pauta. "Estamos avaliando a proposta de construir um documento-denúncia, que será entregue ao Congresso Nacional, sobre a situação em que as crianças se encontram no campo, principalmente no que diz respeito às políticas públicas", diz.
O documento-denúncia será pautado no 10º Congresso Nacional da Contag antes de ser encaminhado ao Congresso Nacional. FONTE: Danielle Santos, Agência Contag de Notícias