As pessoas idosas do Rio Grande do Sul estão reunidas para debater o envelhecimento ativo e saudável e traçar estratégias para a participação da delegação gaúcha na 1ª. Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade e Idosos Rurais, que será realizada de 13 a 15 de junho de 2012, em Brasília.
Na manhã desta segunda-feira (13) foi iniciada a Plenária Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade e Idosos Rurais do Rio Grande do Sul, que está sendo realizada no Auditório da FETAG-RS. A abertura política contou com a presença do vice-presidente da federação, Carlos Joel da Silva; do secretário nacional da Terceira Idade da CONTAG, Natalino Cassaro; dos secretários de Formação, Mulheres, Finanças e Juventude da FETAG-RS; e do deputado estadual Heitor Schuch (PSB).
Após a abertura teve início a palestra sobre Qualidade de Vida no Meio Rural para a Terceira Idade com o doutor Arlindo Luiz Totel Disconzi. Em seguida, foi realizado trabalho em grupo para discutir o Documento Base e a elaboração de sugestões, inclusive, para o Plano de Ação da Secretaria Nacional da Terceira Idade até o 11º. Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR).
Para o segundo e último dia da plenária estão programados a apresentação e a consolidação dos resultados dos trabalhos em grupo e a escolha dos delegados e delegadas de base para a 1ª. Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade e Idosos Rurais. Além disso, será feita uma avaliação do evento com todos os (as) participantes.
O secretário Natalino Cassaro está animado com os rumos da plenária e elogia a participação das pessoas idosas gaúchas nos debates. “A avaliação que eu faço até o momento é bastante positiva. A expectativa é que saiam daqui bons encaminhamentos e sugestões para a Plenária Nacional”. FONTE: Imprensa Contag - Verônica Tozzi