Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
TERCEIRA IDADE
Plenária realiza ato em defesa e fortalecimento da pessoa idosa rural
WhatsApp

15 de Junho de 2012



TEMAS RELACIONADOS:
terceira idade

Como o último dia da Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade e Idosos Rurais aconteceu em 15 de junho, Dia Nacional de Defesa e Fortalecimento da Pessoa Idosa Rural, foi realizado um ato especial para essa data. Além de diretores da CONTAG, a cerimônia contou com a presença de Francisco Urbano, ex-presidente da Confederação, e Raimunda de Mascena, que representou todas as cinco regionais, e de Neusa Pivato Muller, da coordenação de Políticas para o Idoso da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), que representou a ministra Maria do Rosário.

Para o presidente da CONTAG, Alberto Broch, esse é um dia especial que deve ser carregado de reflexão, de defesa e fortalecimento da pessoa idosa. “Precisamos ter uma sociedade mais humana, igualitária e respeitosa. Recebam o nosso compromisso de buscar condições para que todos os idosos e idosas tenham uma vida digna.”

A coordenadora da regional nordeste, Raimunda de Mascena, lembrou que o país é governado por pessoas da terceira idade. “A presidenta Dilma Rousseff tem mais de 60 anos e a maioria dos ministros também. Por isso, temos que ter políticas para as pessoas dessa faixa etária.” Ela destacou que um dos desafios colocados atualmente para uma parte dos idosos é a seca no nordeste e sul do país. “Hoje, temos o problema da seca, onde muitos idosos estão com dificuldade para comer e produzir”, completou.

Já Neusa Muller ressaltou o trabalho da SDH em combater todas as formas de violência contra os idosos, que em muitos casos acontece dentro da família. Ela também noticiou que nesta sexta-feira (15 de junho) a presidenta Dilma assinaria o pacto pelo Envelhecimento Ativo. “Será um decreto e, assim, teremos condição para cobrar dos estados e municípios o seu cumprimento. Somos bons em criar leis e temos que ser bons também para cobrar que sejam cumpridas.”

O ex-presidente da Confederação Francisco Urbano destacou a violência praticada contra a população idosa. “O Estado brasileiro continua sendo repressor e apresentando formas de violência, como a maneira que trata o seu agricultor.” Apesar de elogiar a publicação conjunta pela SDH e MDA do livro que trata da história dos trabalhadores rurais que foram mortos e torturados no período da ditadura, afirmou que não adianta prender os culpados pelos maus-tratos. “Tribunal e Polícia não fazem justiça. Justiça se faz com criação e implementação de políticas públicas”, opinou.

Por fim, o secretário nacional da Terceira Idade da CONTAG, Natalino Cassaro, propôs aos delegados(as) um momento de reflexão sobre a forma como as pessoas idosas são tratadas nos sindicatos, federações e confederação. “Temos que começar a mudar a postura dentro da nossa casa. Nós temos que dar o primeiro passo. Temos que colocar os jovens para ler o Estatuto do Idoso, pois assim eles terão consciência da necessidade de respeitar esse público, principalmente porque um dia eles também serão idosos”. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico