Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
TERCEIRA IDADE
Plenária promove lançamento da Revista da Terceira Idade
WhatsApp

15 de Junho de 2012



TEMAS RELACIONADOS:
terceira idade

Os idosos e as idosas rurais presentes na 1ª Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade e Idosos Rurais prestigiaram o lançamento da 3ª edição da Revista da Terceira Idade, ocorrida na noite de 14 de maio, no auditório principal do Centro de Estudo Sindical Rural (CESIR), em Brasília.

A publicação traz matérias sobre as experiências realizadas pelas Federações de Trabalhadores na Agricultura e Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais para as pessoas idosas de todo o país, além de depoimentos de idosos de todos os estados, artigo, textos e outros informes sobre as políticas públicas e os resultados da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

A revista divulga ainda um balanço das ações promovidas e apoiadas pela Secretaria Nacional da Terceira Idade da CONTAG, o editorial assinado pelo presidente da Confederação, entrevista especial com o geriatra Renato Maia Guimarães sobre o processo de envelhecimento no país, entrevista com Juan Vicente Santini sobre a participação do idoso no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, e texto sobre o dia 15 de junho – Dia Nacional de Defesa e Fortalecimento da Pessoa Idosa Rural.

Durante a solenidade de lançamento, o secretário da Terceira Idade da CONTAG, Natalino Cassaro, orientou que a revista chegue nas mãos dos idosos e idosas rurais e não fique apenas guardada na sede da federação ou sindicato. “Lançar a revista na plenária vai ajudar a nos fortalecer. Afinal, os idosos são importantes para o país. Fazemos essa revista com muito carinho e precisamos do apoio de todos e todas.”

O secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Aristides Santos, participou do ato. Ele destacou que a publicação será útil também para a formação. “É um instrumento importante para divulgação e para levar informação à população idosa. A revista deve simbolizar, inclusive, o nosso cuidado com os aposentados”.

Outro diretor da CONTAG que prestigiou o evento foi Juraci Souto, secretário de Formação e Organização Sindical. Ele representou a entidade na comemoração dos 10 anos do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, ocasião que foi entregue à Confederação um prêmio pela organização dos idosos rurais em todo o país. “A CONTAG é a primeira entidade rural a receber esse prêmio. Esse fato mostra a nossa força”, ressalta.

Todos os entrevistados da 3ª edição da Revista da Terceira Idade foram representados na solenidade por Juan Vicente Santini e Nadir Alves de Almeida. “Tenho muito orgulho da minha idade e de ter participado da revista. Que Deus abençoe a todos nós idosos”, disse dona Nair. Já Santini destacou várias conquistas da terceira idade a partir do trabalho da CONTAG nesses quase 50 anos. “Lanço o desafio de cada pessoa aqui presente a criar pelo menos um grupo de idosos no seu município”, finaliza o entrevistado. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico