Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ESCLARECIMENTO
Plenária NÃO desfilia Contag da CUT
WhatsApp

31 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
esclarecimento

A mídia partidária e comercial começou a divulgar, a partir da semana passada, notícias infundadas sobre a 2ª. Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Segundo matérias publicadas no Portal Vermelho e no site 24 Horas News, os (as) delegados (as) teriam aprovado a desfiliação da Contag à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Como essa afirmação é absolutamente inverídica, vimos a público para resgatar a verdade dos fatos e fazer os esclarecimentos relacionados abaixo.

A 2ª. Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Contag não aprovou, em nenhum momento, a desfiliação da Contag à CUT. A Contag é filiada à CUT desde 1995 por decisão do 6º. Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Portanto, a entidade não está participando de nenhuma articulação para a fundação de qualquer outra central sindical. As resoluções aprovadas contêm críticas à relação CUT / Contag e reafirma a necessidade de o movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) continuar debatendo essa questão, bem como exigir da CUT uma definição clara e definitiva sobre a representação do setor rural. Os delegados (as) da Plenária aprovaram uma avaliação da conjuntura, que, além de apontar conquistas, reafirma como correto o posicionamento da Contag, afirmando: "Nossas ações se baseiam na convicção de que a Contag e o MSTTR devem manter sua autonomia e independência de qualquer que seja o governo" e "que a Contag é uma das organizações do movimento social que melhor tem se posicionado nesta conjuntura". O texto aprovado, ao final, resume: "Enfim, consideramos que o balanço geral do MSTTR nessa conjuntura tem sido positivo, apesar das dificuldades de uma nova conjuntura... concluímos que a Contag e o MSTTR conseguiu posicionar-se de forma correta frente aos desafios colocados, ampliar nossa influência, conquistar o respeito dos nossos interlocutores e da sociedade e, em especial, de outros atores do movimento sindical". Vale ressaltar que as propostas com críticas à atuação política da direção da Contag frente às lutas do MSTTR e a nossa postura diante do governo federal foram rejeitadas pela ampla maioria dos delegados e delegadas que participaram da Plenária. A criação de uma nova central sindical é um direito legítimo e democrático. Porém, esse debate deve ser feito à luz da verdade, com discussões de alto nível e com propostas concretas que garantam a democracia, unidade e avanço da luta dos trabalhadores. A tentativa de associar a Contag e a CUT como "correias de transmissão" do governo federal também só servem para dividir e enfraquecer a nossa categoria e o direito de organização de todos trabalhadores. Aliás, esse tem sido o principal argumento dos setores conservadores para atacarem nossas organizações. Nós também lamentamos o fato de os dirigentes da Contag que participaram efetivamente da Plenária não terem sido ouvidos em nenhum momento para a produção destas matérias. Desse modo, o contraditório ‑ um direito inalienável pelos quais todos os trabalhadores e trabalhadoras organizados lutam até hoje - não foi garantido.

Diretoria da Contag





WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico