Cerca de 350 lideranças juvenis de todo País participaram ontem (3) da abertura da 1ª Plenária Nacional da Juventude Rural, organizada pela Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores Rurais da Contag (CNJTR). Até a próxima quinta-feira (6), eles estarão reunidos no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CTE/CNTI) para discutir o tema "Sucessão Rural: Por que a juventude está saindo do campo?".
Ontem ainda eram aguardados cerca de 100 lideranças juvenis que não chegaram no local do evento. Na abertura da solenidade, os jovens destacaram a importância de políticas públicas para o campo, como o fortalecimento da agricultura familiar, educação do campo, acesso à terra e ao crédito e saúde. Também falaram sobre a necessidade de programas do governo de promoção de assistência técnica, esporte, cultura e lazer, melhores condições de trabalho aos jovens assalariados e maior valorização da identidade do jovem rural.
Além de diretores da Contag, participaram da abertura o assessor da Secretaria Nacional de Juventude, José Almir da Silva; a representante da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Berenice Gomes; o representante do Coletivo Nacional de Jovens da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carlos Veras.
A coordenadora da CNJTR, Elenice Anastácio, fez um breve histórico da luta dos jovens no Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e em busca de políticas públicas. Ela lembrou aos representantes do governo que a maior parte do que foi prometido aos jovens do campo durante o Festival Nacional da Juventude Rural, realizado em 2007, não foi cumprido. "Negociamos uma pauta e pouco dela se concretizou", disse.
Além de discutir a sucessão rural, os jovens também vão discutir propostas de políticas públicas para o campo, a importância da juventude para o desenvolvimento rural sustentável e solidário e propostas para o 10° Congresso da Contag, que ocorre em marco de 2009.
Confira a programação FONTE: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias