Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DEMOCRATIZAÇÂO DA COMUNICAÇÂO
Plenária do FNDC discute a importância da democratização da comunicação
WhatsApp

21 de Setembro de 2013


Julia Grassetti
TEMAS RELACIONADOS:
democratizaçâo da comunicaçâo

Acontece hoje e amanhã (21 e 22) a XVII Plenária Nacional do Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação (FNDC) - Fortalecendo o FNDC para Expressar a Liberdade. O evento está sediado na CONTAG, que recentemente se filiou ao Fórum. Os objetivos são fazer um balanço conjuntural, abordando as ruas e as perspectivas da luta pela democratização da comunicação, e fazer alterações estatutárias.

O presidente da CONTAG, Alberto Broch, compôs a mesa de abertura e, em sua fala, afirmou que “não avançaremos na verdadeira democracia se não avançarmos nas grandes reformas, como a agrária e dos meios de comunicação, por exemplo.” Desejou ainda que o evento anime mais ainda os(as) participantes para que luta continue e para que possamos dialogar cada vez mais com a sociedade.



Logo após a abertura, Paulo Moreira Leite, diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, Leandro Fortes, jornalista da Carta Capital, e Rosane Bertotti, secretária Nacional de Comunicação da CUT compuseram a mesa de debate da conjuntura.

Segundo Paulo Moreira, a imprensa é um instrumento de poder e é preciso democratizar os meios de comunicação para que a população tenha voz e deixe de ser apenas plateia. “Se não tivermos uma mídia democrática e instrumentos de poder para se contraporem ao que esta aí, vamos continuar enfrentando abusos, como denuncias fabricadas que podem aparecer a qualquer momento.” Leandro Forte considera necessário democratizar a visão sobre a comunicação para que se possa fazer circular muitas ideias e retirar da formação do jornalismo o monopólio da classe media. “A formação do jornalista está sendo deformada na origem. Não consigo parar de pensar nisso. Não há incentivo para participar dessa discussão e os jornalistas jovens não se veem parte da categoria, e isso é decorrência direta do monopólio de comunicação existente no Brasil”.

Segundo Rosane, “tudo está ligado ao processo das eleições de 2014. O governo tem que dar respostas aos temas dos movimentos sociais, da classe trabalhadora.” Para ela, as mudanças se dão a partir de debates como este, da democratização da comunicação, e a partir da elaboração de propostas de negociação e, principalmente, a partir “da nossa luta e da nossa mobilização.”



De acordo com José Wilson Gonçalves, secretário de Políticas Sociais da CONTAG e que participa da Plenária como delegado, apesar dos avanços nos 10 aos do governo Lula e Dilma, que flexibilizou o diálogo com o povo e com as organizações sociais e procurou criar políticas que melhorassem a qualidade de vida da população, ainda não foram observadas medidas suficientes rumo a uma comunicação social e democrática. “Ainda somos dependentes dos grandes monopólios de comunicação”, afirma o dirigente. Segundo ele, “nós, movimentos sociais, desde o campo, da cidade e de diversos setores, devemos nos unir e aproveitar o governo Dilma para que se altere o marco legal da comunicação no Brasil.”

No período da tarde, será aprovado o Regimento Interno da XVII Plenária Nacional do FNDC e haverá discussão do Estatuto Social do FNDC. À noite, será lançado o livro “Conselhos de Comunicação Social – A interdição de um instrumento da Democracia Participativa”, de Venício A. de Lima. Amanhã, haverá discussão sobre o Estatuto Social do FNDC, apresentação e votações de moções, encaminhamentos e ações para o próximo período e um ato político em defesa do Marco Civil da Internet. FONTE: Imprensa CONTAG - Julia Grassetti



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico